[update]Novo Dacia Bigster apresentado

Anunciado pelo concepto homônimo em 2021 a Dacia apresenta enfim o modelo de série antes de o enviar para o salão automóvel de paris - este é o Dacia Bigster, o maior e familiar dos Dacia. Estará disponível com motores a gasolina híbridos, tração integral e novos luxos (novos para a Dacia) como mala de abertura elétrica e pintura em dois tons.

Tendo em conta o nome comecemos pelo tamanho - com 4,57 metros de comprimento estamos a falar de carros como os Peugeot 3008, Renault Austral, Ford Kuga, Hyundai Tucson e VW Tiguan. Relativamente ao Duster é 23 centímetros mais comprido, a distancia entre eixos cresce 4 centímetros (para 2,70 metros) e 5 centímetros mais alto (1,71 metros). É o primeiro modelo da marca no segmento C, mas a Dacia ja confirmou que mais 2 modelos neste segmento estão a caminho.



O design pouco mudou relativamente ao concept de 2021 muito semelhante a um Duster maior mas com um visual mais agressivo, robusto mas dinâmico. Ainda baseado na plataforma CMF-B tem uma maior distancia entre eixos e traseira específica, além de estrear jantes de 19 polegadas, pintura exterior em 2 tons.


No interior o Bigster apenas estará disponível com 5 lugares para manter o peso sobre controlo e manter o design exterior. O tablier tem bastantes arrumos, inspirado no do Duster mas com alguns elementos específicos. Recebe um conjunto de instrumentos digital (7 ou 10 polegadas) e o sistema multimédia do Duster compatível com Android e Apple. Se for para a versão com caixa automática ou hibrida recebe uma consola central específica com lugar para carregar telemovel por indução e até um compartimento refrigerado.




Ao nível de equipamento a gama está dividida em Essential (jantes de 17 polegadas, sistema multimédia Media Display com 10,1 polegadas, conjunto de instrumentos digital de 7 polegadas, climatização manual, vidros elétricos, sensores e câmara de marcha-atrás e barras tejadilho fixas) Expression (adiciona climatização automática de 2 zonas, travão elétrico, sensores de chuva, retrovisores elétricos e assento traseiro modular Easy Fold), Extreme (Expression mais jantes 18 polegadas, barras tejadilho modulares, tejadilho de abrir, acesso mãos livres, conjunto instrumentos digital de 10 polegadas, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã de 10 polegadas, sistema audio Arkamys 3D com 6 colunas, e tapetes em borracha) e Journey (Expression mais mala elétrica, apoio de braços, cruise control ativo e carregamento de smartphones sem fios).

Como referi o Dacia Bigster esticou ainda mais a plataforma CMF-B e estará disponível apenas com motorizações a gasolina eletrificadas, principalmente baseadas no novo 3 cilindros turbo de 1,2 litros com um sistema micro hibrido de 48 volts nas seguintes versões: TCe 130 4x4 (130 cavalos e tração integral), TCe 140 (140 cavalos de tração dianteira) e creio que pela primeira vez um versão GPL microhibrida ECO-G 140 com 140 cavalos com uma autonomia máxima de 1450 quilómetros. No topo temos nova versão da motorização Hybrid 1.6 140 - o motor passa para 1,8 litros com injeção direta com a potencia a aumentar de 94 para 107 cavalos, ajudado por um motor elétrico de 50 cavalos e outro de 20 cavalos no lugar do alternador: tudo somado e passa debitar 155 cavalos.
update 27/03/2025

0 comentários: