Musk abre a boca e até não correu muito mal

Estive a ouvir a mais recente conferencia de investidores da Tesla e como seria de esperar houve muito hype misturado com algum bom senso e muita coisa que não faz sentido...o habitual digamos. Resumindo ao máximo - segundo Musk a Tesla continuará a fazer muito dinheiro, não terá um modelo de baixo custo e o Roadster está atrasado (outra vez) mas quando sair vai ser capaz de voar! Como de costume abaixo resumo o que foi dito sobre cada tema, mas se quiserem o vídeo está no fim.


- Roadster
Neste tema Musk pediu desculpa a quem já pagou o depósito pelo novo Roadster que está há 7 anos "em desenvolvimento" (recordar que devia ter sido lançado em 2020 e depois em 2024) e que (citando Musk) "enfim estão a fazer progressos". Mas há uma boa razão para duvidar: primeiro porque já perdi as contas às vezes que ele disse isso e segundo porque no mesmo tema ele discutiu como o seu amigo bilionário Peter Thiel gostaria que o Roadster "fosse capaz de voar"...ou seja, está lançar já a desculpa para o próximo adiamento e será porque esta a fazer um carro voador. E sim, durante esta apresentação ele não deu nova data para o lançamento.


- FSD
E tal como todos os anos desde 2012 "real FSD next year"! Surpresa eu sei...todos os anos ele promete que é no ano seguinte que o "verdadeiro FSD" (ou seja, sem supervisão) chegará. para ser justo na recente apresentação do CyberCab ele disse que estaria disponível apenas no Texas e California, e apenas nos Model 3 e Y. Esta afirmação deixou-me a pensar no que raio aconteceu aos Model S e X - esses não são capazes de correr o FSD sem supervisão?!

Mas não se preocupem porque, citando Musk "If Tesla is UNABLE to reach Unsupervised FSD with HW3, they will update it for free for existing owners" - Se o FSD sem supervisão não for possível com o Hardware 3 a Tesla atualizara grátis os veículos afetados. Basicamente ele está a proteger a sua retaguarda - durante anos ele vendeu o FSD dizendo que seria apenas uma questão de tempo e um atualização de software e agora para tentar não ser processado está a prometer atualizações de hardware. O problema é que ele não fará isso - em peças e mão de obra custará milhares por cada Tesla produzido (e há milhões de carros produzidos) o que afundaria o valor das acções da Tesla e isso afetaria diretamente o bolso de Musk e como sabemos não podemos ter isso...

Sempre se confirmou que o será o FSD (que a versão 13 deverá chegar em breve) será o software usado nos Tesla robotaxis…mas algo cheira mal no reino de Musk.


- Robotaxis pagantes em 2025
Musk repetiu as promessas que os Tesla robotaxi não só vão começar a operar em 2025 com produção em massa em 2026 a 25.000 dólares cada, no Texas e California, mas já vão começar a cobrar pelo serviço. Como escrevi no outro dia a Waimo teve anos e percorreram milhões de quilômetros de testes na California antes de receber uma autorização para operar e mesmo assim limitada a certas áreas e proibida de circular em vias rápidas mas Musk assegura que vão saltar tudo isso porque "a Tesla já oferece serviço tipo Uber com condutor de segurança a alguns funcionários da marca em San Francisco.

Uma pergunta que me ficou logo na cabeça: não teria sido uma boa ideia teres partilhado esse serviço/teste durante a apresentação do robotaxi?!

Há porém um problema com essa afirmação - a Reuters contactou o Department of Motor Vehicles da California que gere e regula os testes de veículos autônomos e segundo este departamento a ultima vez que a Tesla usou essa licença foi em 2019 e que desde então não foi processado qualquer novo pedido da Tesla para veículos autônomos com ou sem condutor. Terá Musk mentido? Não, ele está provavelmente a apostar numa vitória do Agente Laranja e que com uns cobres no seu bolso ele levante qualquer barreira legal, incluindo a investigação do NHTSA a 2,4 milhões de Teslas com FSD depois de vários acidentes.

Falando nisso, ao anunciar um preço de venda torna-se claro que a Tesla não vai operar estes Cybercabs, vai vende-los a particulares com a promessa de um rendimento passivo. Mas quem será responsabilizado em caso de acidentes? Quem vai assumir esse muito dispendioso risco: a Tesla ou o particular que adquirir o Cybercab?


- Finanças boas
A Tesla reportou uma descida nos custos de produção dos seus veículos (materiais e mão de obra) para o valor mais baixo de sempre o que ajudou a compensar a queda do lucro por veiculo. Os lucros subiram apenas 8% para 25,2 mil milhões de dólares. O corte nos custos de produção (incluído os despedimentos) subiram a margem de lucro da secção automotiva ajustada com a venda de créditos ambientais de 14,6 para 17,1%. Nos negócios da armazenamento de energia (baterias pare residências) subiu para 31% e serviços para 9% (incluindo o ajuste de venda de créditos). Reportaram também lucros de 326 milhões do Full Self Driving.

0 comentários: