Um estudo da American Automobile Association (AAA) concluiu que os sistemas automáticos de travagem de emergência (automatic emergency braking ou AEB) melhoraram muito nos últimos anos - segundo o seu estudo os veículos mais recentes equipados com estes sistemas são 2 vezes mais eficazes que os sistemas de 5 anos atrás e a velocidades abaixo dos 55 km\h os automóveis novos testados são 100% eficazes.
Verdade que a amostra não é grande - compararam versões de 2024 e 2018 de 3 carros (Nissan Qashqai, Jeep Grand Cherokee, Subaru Outback), e tiveram o cuidado de fazer uma revisão completa aos modelos mais velhos (incluindo pneus novos e updates de software) para assegurar uma comparação justa. O teste foi feito com um Ford insuflável (não usaram um simulador de peão) a 20 km\h, 40 km\h e 56 km\h.
Dos modelos mais velhos apenas o Jeep Grand Cherokee falhou o teste a 20 e 40 km\h, o Nissan Qashqai falhou apenas o teste a 40 e 56 km\h e o Subaru não falhou nenhum teste. Já os modelos de 2024 conseguiram todos evitar todas as colisões.
Ainda com estes modelos fizeram testes a velocidades superiores - a 72 km\h 45 mph 3 em 4 conseguiram evitar a colisão, mas a 88 km\h nenhum conseguiu travar a tempo. Resumindo, os construtores automóveis continuam a melhorar estes sistemas mas ainda algum trabalho ainda está para ser feito.
0 comentários:
Enviar um comentário