Melhorias na Travagem de emergência

Um estudo da American Automobile Association (AAA) concluiu que os sistemas automáticos de travagem de emergência (automatic emergency braking ou AEB) melhoraram muito nos últimos anos - segundo o seu estudo os veículos mais recentes equipados com estes sistemas são 2 vezes mais eficazes que os sistemas de 5 anos atrás e a velocidades abaixo dos 55 km\h os automóveis novos testados são 100% eficazes.

Verdade que a amostra não é grande - compararam versões de 2024 e 2018 de 3 carros (Nissan Qashqai, Jeep Grand Cherokee, Subaru Outback), e tiveram o cuidado de fazer uma revisão completa aos modelos mais velhos (incluindo pneus novos e updates de software) para assegurar uma comparação justa. O teste foi feito com um Ford insuflável (não usaram um simulador de peão) a 20 km\h, 40 km\h e 56 km\h.

Dos modelos mais velhos apenas o Jeep Grand Cherokee falhou o teste a 20 e 40 km\h, o Nissan Qashqai falhou apenas o teste a 40 e 56 km\h e o Subaru não falhou nenhum teste. Já os modelos de 2024 conseguiram todos evitar todas as colisões.

Ainda com estes modelos fizeram testes a velocidades superiores - a 72 km\h 45 mph 3 em 4 conseguiram evitar a colisão, mas a 88 km\h nenhum conseguiu travar a tempo. Resumindo, os construtores automóveis continuam a melhorar estes sistemas mas ainda algum trabalho ainda está para ser feito.

0 comentários: