Novo Cupra Terramar apresentado

Este é o novo Terramar, que além de dum novo modelo é também o início de uma nova era - a marca Cupra foi lançada em 2018 e o primeiro modelo foi o Ateca, este Terramar vem substituir esse Gênesis. Tem um grande peso em cima das rodas porque a Cupra já ultrapassou as 600.000 unidades vendidas mundialmente e prepara-se para não só para ultrapassar a Seat como saltar para os EUA!

É um crossover com 1,6 metros de altura, 1,86 metros de largura e 4,5 metros de comprimento com 2,681 metros entre eixos. Exteriormente este modelo tem basicamente o mesmo design do concept apresentado em 2022 mas atualizado com os farois e outros detalhes dos mais recentes Cupra Leon e Formentor. Gosto do pormenor do tejadilho que parece não estar ligado ao resto carro ou como as nervuras do capot se prolongam na grelha dianteira e para-choques.




Estará disponível com 9 cores exteriores, 2 delas cores matte, e escolha de jantes 18, 19 e 20 polegadas.

O interior do Terramar não é tão extremo como o do Tavascan, aproveitando bastantes elementos do Leon - o condutor recebe um conjunto de instrumentos digital de 10,5 polegadas completado por um head-up display e no centro do tablier temos um ecrã táctil de 12,9 polegadas com uma nova versão do sistema operativo. Poderá escolher entre 3 ambientes interiores - "Deep Ocean" o interior é 100% Seaqual (fio/tecido gerado de plásticos reciclados do mar), "MoonLight" usa 73% Seaqual e "High Canyon" usa no interior couro tratado com produtos de origem vegetal.





O assento traseiro é deslizável podendo variar a capacidade da mala conforme as necessidades mas atenção à versão que escolha - a capacidade da mala varia conforme a versão que escolher 400 litros para as versões PHEV e 490 litros para as outras. Sim, por causa da bateria mas nas versões PHEV ela está no fundo do carro o que empurra o deposito de gasolina para a mala. Capacidade maxima na melhor das hipóteses é de 602 litros.

Mecanicamente falando o Cupra Terramar usa a plataforma MQB Evo estreada pelo novo Volkswagen Tiguan e terá apenas motorizações hibridas a gasolina para assegurar volumes de vendas. O Terramar começa com o 1.5 eTSI Hybrid hibrido ligeiro de 48 volts eTSI a debitar 150 cavalos com uma caixa DSG de 7 velocidades, seguido pelas 2 versões hibridas plug-in designadas eHybrid com uma bateria de 19,7 kWh. A primeira será o Cupra Terramar V eHybrid com 204 cavalos seguido pelo Terramar VZ eHybrid que debita 272 cavalos - ambos com uma autonomia elétrica acima dos 100 quilômetros. Também devem existir 2 versões com o 2 litros TSI com 200 cavalos e uma VZ com 262 cavalos - ambas com tração integral, mas só em alguns mercados.

0 comentários: