Já vario pessoal escreveu sobre este resultado de 3 estrelas EuroNCAP do no novo Dacia Duster e o que significa, portanto permitam-me dar os meus 2 cêntimos no assunto - os Dacia são desenhados de raiz para esse resultado e não mais que isso.
Foi em conversa com um responsável da Renault Portugal há uns anos atrás que me disse isso - a Renault aponta sempre para as 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, e para evitar que a Dacia roube vendas os modelos da marca romena são desenhados para as 3 estrelas. Mas isso significa que é mais perigoso? Sim e não.
Comecemos pelo "não"...
Se olharmos para os resultados das gerações anteriores vemos que sempre recebeu 3 estrelas, mas os testes de segurança foram ficando cada vez mais exigentes ao longo o tempo, logo manter o resultado significa que a atual geração do Dacia Duster é mais seguras que as anteriores. Definitivamente.
Notem a evolução da proteção de crianças (84% versus 66%), proteção de peões (60% versus 56% em 2017 e 28% em 2011) e ajudas á condução (57% versus 37% em 2017 e 29% em 2011). Apenas houve uma queda ligeira na proteção de adultos, (70% versus 71% em 2017 e 74% em 2011) mas como disse os testes são agora mais exigentes.
...e acabemos no "sim".
Neste ponto vou referir-me a ser mais perigoso que os restantes automóveis na estrada - os testes do EuroNCAP são uma forma de comparar em igualdade de condições vários automóveis, Sou fã de uma das frases do "mister Myagi - "a melhor defesa é não estar lá". Para quem não viu os filmes (originais) do Karate Kid...a sério meu?!
Fazendo a transcrição para o mundo automóvel, a melhor defesa para um acidente é não estar lá, evitar o acidente antes que ele aconteça - e aí entram os sistemas que trabalham constantemente de forma invisível para evitar um acidente.
Os testes do Euro NCAP são mais exigentes que a norma europeia GSR2 e testam estes sistemas obrigando à sua constante evolução, mas no que diz respeito ao atual Dacia Duster são basicamente serviços mínimos, cumpre o mínimo exigido por lei e nada mais. Logo, no que diz a evitar acidentes antes deles acontecerem o novo Duster é mais perigoso/menos seguro que os restantes.
0 comentários:
Enviar um comentário