20 anos de Dacia Logan

O automóvel que inventou o conceito do automóvel "Low cost" foi lançado à 20 anos e o mundo nunca mais foi o mesmo. Poucos conheciam a Dacia e os seus Renault 12 nos anos 90, mas algo nos bastidores ia mudar isso em breve. Até então apenas parceria em 1998 a Renault adquire a totalidade da Dacia e no ano seguinte arranca o projeto X90 - uma família de 4 modelos ( na mesma base/mecânica, capaz lidar com as "estradas" da europa de leste e norte de áfrica, e um preço base de 5.000 euros.



Para isso a Renault usou componentes já fiabilizados e testados (Clio 2, Modus, Megane 2, Laguna 2, Espace 3 e 4) e outras astucias como o uso tablier de peça única, cablagem simplificada (como centralizar os comandos no tablier), equipamento reduzido, componentes simétricos para facilitar montagem, superfície vidrada reduzida e igual entre os modelos. E para dar alguma confiança aos consumidores, tal como a Mercedes fez nos Smart, acrescentaram "by Renault" na mala.




O Dacia Logan foi lançado na Roménia em 2004 por 6.280 euros, inicialmente apenas para os mercados emergentes já que a Renault não achava que iria existir interesse na europa ocidental por um automóvel tão básico como o Logan. Mas ao ver as importações paralelas que estavam a ser feitas a Renault mudou de opinião e trouxe o Logan para toda a Europa.

O Logan passou a ser produzido um pouco por todo o mundo (Roménia, Rússia, Colômbia, África do Sul, Brasil, Marrocos, India e até Irão) com vários nomes: Renault Tondar 90, Nissan Aprio, Nissan NP200, Mahindra Verito, Saipa Pars Khodor Cadila e outros.

0 comentários: