Opinião - despedimentos na Tesla

A internet tem estado inundada de noticias de grandes despedimentos na Tesla, já vamos na 4ª semana, e se alguns fazem sentido há outros que fazem menos sentido. E também há algo perfeitamente desnecessário...ELLON!!!

Com o arrefecimento das vendas dos elétricos em todo o mundo e acumular de inventário (novos cortes a caminho) a Tesla está a cortar nas despesas e não tendo modelos combustão e/ou híbridos não tem outro mercado para obter compensar. O que infelizmente significa despedir os funcionários que já não precisam.

E como também cortaram inúmeros projetos como:

E quando projetos destes são cancelados engenheiros e seus supervisores têm que encontrar outros projetos porque deixam de ser necessários. O mesmo sobre o desbandar da equipa da rede Supercharger sinceramente faz sentido porque atingiram o principal objetivo - nos EUA a Ford, GM e a Rivian (posso ter esquecido um) já assinaram protocolos para uso da rede de carregadores da Tesla o que basicamente significa que vão ser eles a publicitar a rede, a Tesla já não precisa da sua equipa interna. O mesmo se pode dizer do pessoal mais técnico - nos EUA os carregadores já estão em todo o lado e são bastante bons portanto basicamente trata-se de uma caso de manter e expandir o que já têm disponível.


Mas como eu disse há algumas saídas que estranho - o despedimento de trabalhadores como manobras de cortar custos não é (infelizmente) surpreendente, mas o que é surpreendente é que dois executivos de topo decidiram sair também: estamos a falar do CFO Zach Kirkhorn e a chefe de desenvolvimento de baterias Drew Baglino (que no processo vendeu 181 milhões de dólares em ações da Tesla). Os executivos estão lá pelo dinheiro e se estão a abandonar o barco é porque podem saber de algo...


E depois há o simplesmente ridiculo - apesar dos problemas financeiros que a Tesla está a ter Elon Musk quer receber o pacote de salário que um tribunal disse que era ilegal e impensavel. Musk até criou um site dirigido aos accionistas a estilo Oliver Twist "por favor senhor posso ter mais?" e aproveitará a mudança para o Texas para na reunião de acionistas de junho tentar contornar a decisão do tribunal do Delaware onde antes estava registada. O mesmo accionista que inicialmente processou Musk submeteu ao tribunal que bloqueie esta acção.

Meu! Tu és o maior acionista da empresa e graças às manobras recentes o valor das ações estabilizou mesmo com a maior queda de vendas dos recentes 4 anos. Negoceia um pacote mais realista que evite todos estes problemas legais e talvez tenhas que despedir menos pessoal que pode no futuro próximo fazer falta.

1 comentários:

  • Anónimo says:
    7 de maio de 2024 às 17:59

    https://www.youtube.com/watch?v=aoAk9Oo_Ql0