Sou há algum tempo fã do senhor John Cleese, ator do conhecido grupo Monty Python, posso até não concordar com tudo o que ele diz mas já provou ser alguém com "a cabeça bem assente" e uma frase dele (entre muitas) ficou-me na memoria "penso que o problema com pessoas assim é que são tão estupidas que não têm qualquer ideia do quanto estupidas são". Tive hoje de manhã uma interação que basicamente ilustra este ponto - e sim, tem a ver com carros. Prometo.
Partilhei num grupo sobre os recentes episódios de Teslas Cybertruck a avariarem momentos após a entrega aos seus clientes e como seria de esperar os doentes da Tesla começaram a comentar em como era mentira, falso e que eu era um hater - um deles em particular (ver abaixo) era muito vocal nisso assegurando-se que todos sabiam disso. Inicialmente ignorei mas resolvi ver até onde este membro do circo jeca da Tesla ia - comentei que abordava na nossa página os problemas que surgiam de todas as marcas, modelos e tipos de motorizações.
Quando fiz "send" sabia que 2 coisas podiam acontecer: "ele ver que eu critico todos por igual" ou "manter as palas nos olhos". Claro que foi a segunda opção: recusa-se a ver a nossa página e acima de tudo a prova dele é um resumo das partilhas que fiz nesse grupo. Como não faço parte do "circle Jerk" de Elon Musk voltei a dizer-lhe que isso não prova nada e que a não ser veja a totalidade do nosso trabalho o que ele tinha era apenas "ar quente".
E como uma criança ficou ali a rir-se que eu não tinha provado nada apesar de ele se recusar a ler o que escrevi - e isto ilustra não só a conversa com os "doentes da Tesla" mas as pessoas em geral: sei que mudar uma ideia é complicado, mas agarrar-se a ela, tapar os ouvidos, fechar os olhos não só é infantil como é perigoso. E antes que digam qual é o perigo aqui - tenho vários emails de pessoas ofendidas com o que escrevi sobre a Tesla com ameaças físicas a mim e à minha família. Um deles não muito inteligente enviou do email de trabalho o que tirou a piada a encontrar quem ele era e quem era o seu empregador...
Eu já tive que admitir varias vezes que estou errado, custa, mas faço-o porque é a coisa certa a fazer. Tudo começa como uma ideia - desde que a Terra roda em torno do Sol e que alguns seres humanos são superiores aos outros. Ambas começaram apenas como ideias e ambas levaram (e ainda levam) a ser derramado muito sangue. Haja sanidade, sejamos capazes de avaliar criticamente o mundo à nossa volta e se necessário mudar com ele.
0 comentários:
Enviar um comentário