[update]Novo Skoda Superb apresentado

Este é o novo Skoda Superb, a 4ª geração do nome que até hoje vendeu mais de 1,5 milhões de unidades e este foi o modelo usado como base para o novo Passat. Até à geração atual, a Volkswagen desenvolvia o produto e depois a Skoda fazia a sua versão - desta vez, custos a quanto obrigas, a Skoda desenvolveu este novo Superb (em sedan e carrinha) e a Volkswagen adotou a versão carrinha para o novo Passat...

Este novo Skoda Superb cresce (ainda bem porque o atual é minúsculo - sim, sarcasmo) 4 centímetros para 4,90 metros de comprimento, mantem a distancia entre eixos e altura (2,84 e 1,84 metros respetivamente) e encolhe 1,5 centímetros de largura. E o mais importante de tudo - a capacidade da bagageira cresceu: no sedan ganho 20 litros para 645 litros e na carrinha Combi ganhou 30 litros para 690 litros.


No interior temos um tablier muito semelhante ao do novo Skoda Kodiaq, com um conjunto de instrumentos digital de 10,25 polegadas ladeado por um outro ecrã de táctil de 12,9 polegadas para o sistema multimédia e o mais importante de tudo é que ainda temos botões físicos! Junto aos arejadores centrais tem teclas de atalho programáveis para aceder a varias funções e como o seletor da caixa automática passou para a coluna da direção há bastante espaço na consola central.




Recebe de série 10 airbags, mas se isso não for suficiente a Skoda permite adicionar mais 2 airbags atrás. O sistema de travagem autónomo de emergência passa a detetar ciclistas e recebe a função Crossroad Assist bastando meter o nariz do carro no cruzamento para este detetar um possível acidente antes que o condutor consiga ver.

Mecanicamente falando é baseado na plataforma MQB Evo e as mais recentes motorizações do grupo VW todas associadas a uma caixa de velocidades automática. A gasolina temos o 4 cilindros turbo hibrido ligeiro de 1,5 litros com 150 cavalos, e a diesel o 4 cilindros turbo de 2.0 litros TDI estará disponível com 150 e 193 cavalos (este ultimo com tração integral de série). Existirá ainda uma versão hibrida plug-in baseada no 1.5 litros turbo a trabalhar em conjunto com um motor elétrico alimentado por uma bateria de 25,7 kWh (o dobro da atual versão PHEV que tem apenas 12,7 kWh) compatível com carregamento rápido até 50 kW DC debitando um total de 204 cavalos e uma autonomia elétrica de 100 quilómetros - mas apenas em carrinha.





update 07-11-2023

0 comentários: