[update]Novo Peugeot E-3008 apresentado

Agora é oficial - este é o novo Peugeot 3008. Atualizar um vencedor é sempre difícil - especialmente um modelo tão bem sucedido desde a primeira geração. A marca francesa aparentemente não recebeu esse memorando porque reinventou completamente o 3008 - nova plataforma, novo exterior e interior i-Cockpit.

O perfil/silhueta é também completamente novo, descendo de forma pronunciada para a traseira no pilar C adotando o perfil fastback dos suv-Coupe modernos mas sem sacrificar o espaço dos passageiros abandonando o atual design mais quadradão e tem também menos vincos e linhas. Temos uma nova assinatura luminosa à frente inspirada no 9X8 de competição que se incorpora na grelha dianteira a ladear os farois LED ativos Pixel LED ,e notem como a forma quase continua como os vidros encontram a carroçaria como no novo Range Rover.

Exteriormente o novo Peugeot 3008 é maior em todas as direções - mais comprido em 9 centímetros para 4,54 metros (um pouco menos que o Volkswagen ID.4), a distancia entre eixos cresce em 6,4 centímetros, é mais largo em 6 centímetros para 1,90 metros e mais alto em 2 centímetros para 1,64 centímetros. As imagens publicadas são da versão GT com jantes de 20 polegadas enquanto a versão de acesso Allure recorre a jantes de 19 polegadas. Poderá escolher em 6 cores - as fotos são da versão de topo azul Obsession, azul Ingaro, branco Okenite, preto Pearl, cinzento Artense e cinzento Titanium.




No interior a grande novidade é a nova geração do i-Cockpit. Na versão GT apresentada recebe um ecrã de 21 polegadas que se estende do conjunto de instrumentos do condutor ao sistema multimédia que parece flutuar por cima do tablier - na versão Allure recebe dois ecrãs de 10 polegadas num suporte único. O tablier está forrado com um tecido cinzento, aplicações em cromado e retro iluminado que combina muitíssimo bem com os assentos em couro perfurado e logotipo da Peugeot. Os assentos são aquecidos em todas as versões e certificados AGR (Aktion fur Gesunder Rucken) para proteger as suas costas e opcionalmente podem ser ventilados, com massagem e até apoio lateral ativo.




Não há muitos botões físicos com a maioria das funções a passarem para o ecrã táctil que conta com o "iToggle" de 10 teclas de atalho personalizáveis. O novo E-3008 incluirá vários serviços online incluindo atualizações e GPS em tempo real da Tom Tom. Atrás do volante estão as manetes para selecionar um dos três modos da travagem regenerativa.

Os assentos traseiros são rebatíveis em 3 partes 40/20/40 e apesar do perfil exterior consegue uma mala com 520 litros ou 470 litros na versões dual motor. E se somar todos os diferentes arrumos no interior ainda tem mais 34 litros de para perder os seus itens pessoais...

Este é também o primeiro modelo a estrear a plataforma STLA-M da Stellantis, que permite distancias entre eixos de 2,74 a 2,90 metros. O novo Peugeot 3008 estará disponível com uma versão hibrida plug-in PHEV com 195 cavalos e uma autonomia elétrica acima dos 80 quilómetros graças a uma bateria de 21 kWh/19 kWh uteis e uma versão 1.2 litros hibrida ligeira MHEV de 48 volts com 136 cavalos já disponivel o Citroën C5 Aircross.

Mas para ja temos apenas a versão 100% elétrica E-3008 que usa um sistema elétrico de 400 volts, as baterias são arrefecidas a líquido com todas as versões são compatíveis com carregamento rápido DC de 160 kW ou AC 11 kW (ou 22 kW em opção). Ainda na lista de opcionais fica a bomba de calor. Para lidar com o peso as versões elétricas recebem atrás uma suspensão multibraços, mas as restantes recebem um eixo de torção.

A versão Long Range terá à frente um motor elétrico de 230 cavalos/170 kW e 343 Nm de binário alimentado por uma bateria de 98 kWh uteis (esta bateria não estará disponível com dual motor) que permitirá uma autonomia WLTP de 700 quilómetros - esta versão terá a distancia ao solo mais pequena (em 1,5 centímetros) para receber a bateria maior. Com uma bateria de 73 kWh uteis terá ainda uma versão tração dianteira de 210 cavalos/157kW e 343 Nm de binário e uma versão dual motor de tração integral com um total de 320 cavalos/240 kW, ambas com uma autonomia anunciada de 525 quilómetros.

Graças a plataforma STLA Medium o Peugeot E-3008 é compatível com a tecnologia Vehicle-To-Load (V2L) sendo capaz de alimentar o que quiser até 3 kW e 16 amperes. É também compatível com a tecnologia V1G Smart Charging (onde disponível) em que o próprio carro comunica com o fornecedor de eletricidade para carregar durante os períodos em que é mais barato.



update 11-03-2024

0 comentários: