[update]Novo Alfa Romeo 33 Stradale apresentado

Se perguntarem a qualquer fã dos automóveis uma lista dos automóveis mais belos de sempre o Alfa Romeo 33 Stradale original certamente estará nessa lista. Apenas 18 exemplares foram produzidos entre 1967 e 1969 do que era basicamente uma versão de estrada desenhada por Franco Scaglione e construída pela Carrozzeria Marazzi do Alfa Romeo Tipo 33 de competição. Mas 56 anos depois, para revitalizar a marca temos um novo Alfa Romeo 33 Stradale - e não vale a pena correr porque todas as 33 unidades previstas foram vendidas antes da apresentação oficial. Rivais na pista quando o 33 Stradale original era produzido, a Alfa Romeo e Maserati cooperam agora neste magnifico modelo de produção limitada que estará disponível com um V6 biturbo ou 100% elétrico.

Desenhado pelo Centro Stile Alfa Romeo sob a direção de Alejandro Mesonero o novo Alfa Romeo 33 Stradale não tenta atualizar o original, mas escolhe elementos suficientes para estabelecer a ligação - notem o escudo à frente, os farois dianteiros, o "V" marcado no capot dianteiro, o tejadilho tipo avião militar e até as jantes. A Alfa sabia que era impossível reproduzir as dimensões, a aura e pureza do original portanto nem sequer tentaram - recriaram a aura do original com o que temos atualmente.





O habitáculo é simples e tradicional, mantendo o digital ao mínimo. A Alfa oferece 2 temas principais que podem ser personalizados: Tributo com alumínio e couro, e Alfa Corse com fibra de carbono e alcantara. Atrás do volante (que adoro porque não tem botões!) estão 2 manetes em alumínio da caixa de velocidade, as saídas de ventilação estão escondidas e notem aqueles comandos em alumínio maciço no túnel central - permitem alternar entre modo Strada e Pista, desligar o controlo de estabilidade e launch control.





Este novo 33 Stradale utiliza chassis monocoque em carbono com subestruturas em alumínio que suportam a suspensão ativa de triângulos duplos e travagem by-wire com discos de carbono da Brembo. . Será produzido pela Carrozzeria Touring Superleggera que permitirá a cada um dos clientes a personalização de cada exemplar assegurando que cada um seja único e exclusivo. Os 33 clientes poderão escolher de 2 mecânicas: o V6 biturbo Nettuno de 3 litros a debitar de 620 cavalos com caixa DCT de 8 velocidades da ZF de tração traseira ou 100% elétrica com 3 motores (um à frente e dois atrás como no Maserati MC20 Folgore previsto para 2024) a debitarem um total de 750 cavalos nas 4 rodas alimentados por uma bateria de 90 kWh uteis sendo capaz de uma velocidade máxima de 333km/h e acelerar dos 0 aos 100 km\h em menos de 3 segundos. A afinação final está a cargo do piloto de Formula 1 Valterri Bottas.

Mas segundo a Alfa Romeo este novo 33 Stradale será o primeiro outros modelos - é o primeiro "fuoriserie" (feito por medida) desde 1969 e não será o ultimo disse o CEO da Alfa.
update 26/03/2024

0 comentários: