Concept Mercedes CLA Class apresentado

É apenas um concept mas é muito importante - este Concept CLA Class 100% elétrico anuncia a próxima geração de automóveis com novo design e tecnologia particularmente a nova plataforma modular MMA. Basicamente a versão Mercedes do concept Vision Neue Klasse da BMW.
Em termos de design consegue ser agressivo e elegante ao mesmo tempo, uma evolução do que a Mercedes tem feito...se bem que de frente parece um Angry Bird. Temos assinaturas luminosas complexas, o logo da marca usado como um elemento visual/decorativo e não apenas identificativo, dois farois redondos com uma barra luminosa por cima tipo mono-sobrancelha. A grelha é inclinada para à frente, tipo um nariz de tubarão, forrada a muitas pequenas estrelas iluminadas e as rodas empurradas para as extremidades. E como cereja em cima do concept temos um tejadilho completo de vidro coberto de estrelas com um perfil que recorda os CLS originais.





O interior é definitivamente audaz, misturando luz e alumínio numa combinação moderna mas com inspiração clássica quase esculpida. Temos o tablier MBUX Superscreen com mini-LEDs mais eficientes capazes de reduzir localmente a intensidade de luz tornando o sistema mais eficiente mas também mais fácil de usar. Este Concept CLA Class estreia também o MB.OS desenvolvido internamente - uma solução de hardware e software que servirá de cérebro para todos os futuros elétricos da Mercedes.





Debaixo da magnifica carroçaria temos a nova plataforma MMA que servira de base aos futuros Mercedes elétricos - mais pequena, mais leve, compatível com tração traseiro e integral, tecnologia V2X e baterias de diferentes químicas ligadas por um sistema elétrico de 800 volts compatível com cargas rápidas até 250 kW.

Este plataforma estreia também a nova "Electric Drive unit" (o conjunto do motor, transmissão e eletrónica de controlo) modular desenvolvia internamente, neste concept associado a um motor elétrico de 175 kW com uma transmissão de 2 velocidades. Segundo a Mercedes a incorporação destes 3 elementos na mesma unidade resulta num peso total mais baixo (110 quilos) e com os novos inversores a eficiência elétrica atinge 93% em viagens longas.

0 comentários: