[update]Futuro elétrico da Toyota

Antes da reunião com os investidores a Toyota apresentou ao publico o que tem na calha ao nível de tecnologias para o futuro próximo para competir no mercado dos elétricos - algo que o anterior CEO Akio Toyoda não estava muito interessado. Mas vamos por pontos...


Novas baterias
A Toyota está a investir em diferentes projetos para melhorar a performance das baterias e reduzir os seus custos de produção - no futuro próximo espremer ao máximo a tecnologia atual e no futuro menos próximo comercializar baterias de fase sólida que prometem maior densidade elétrica e menores tempos de carga.
A marca japonesa diz que identificou e encontrou uma solução para problemas de durabilidade destas baterias e planeia comercializar automóveis com baterias de fase sólida em 2027 ou 2028 - mas vão ser mais caras e assim devem ficar até ao final da década pelo menos. Dai que a Toyota tem mais na manga...

Primeiro vão espremer o máximo da tecnologia atual de iões de lítio - em 2026 terá uma bateria mais densa que será instalada num veiculo com 1.000 km de autonomia, capaz de carregar em 20 minutos e custo de produção 20% mais baixo relativamente à bateria usada no bZ4X. No mesmo ano vão disponibilizar também baterias mais baratas de fosfato de lítio (LFP) que vão permitir um aumento de autonomia de 20% enquanto reduzir o custo de produção (relativamente à bateria atual do bZ4x) em 40%.


Mudança de produção
A Toyota também anunciou que ira introduzir algumas alterações aos processos de fabrico, desde o desenvolvimento de uma nova plataforma para elétricos e uma nova linha de montagem.

Vão introduzir a moldagem de peças grandes como a Tesla faz, se bem que não disseram no que a vão usar, para reduzir complexidade e custo dos próximos elétricos. Vão também tornar as linhas de montagem mais flexíveis e informatizadas em que os automóveis movem-se sozinhos na linha não suspensos na linha como tem sido desde Henry Ford. A Toyota espera reduzir em 50% os custos de atualizar as linhas de montagem para novos modelos.


Melhorias na aerodinâmica
A Toyota está em parceria com os designers de foguetões da Mitsubishi Heavy Industries a trabalhar na melhoria da aerodinâmica dos automóveis elétricos para reduzir a resistência ao ar.


Tecnologias de terceiros
A Toyota vai utilizar "eAxles" (conjunto motor elétrico e transmissão) mais pequenos da Aisin e Denso, aumentando a autonomia (menos peso) e aumentando capacidade de mala. A Denso está também a desenvolver novos wafers para semicondutores de inversores que esperam reduzir as perdas do motor elétrico em 50%.

0 comentários: