Renault 5 Electric - 1ºs detalhes

A Renault anunciou em janeiro de 2021 o regresso do "R5" (pouco depois a "4L" também) com lançamento marcado para 2025, mas pouco de concreto veio a publico desde a apresentação - a Renault veio agora dar alguns.

Será baseado na plataforma CMF-B EV e utilizará até 70% de componentes dos Clio/Captur baseados na plataforma CMF-B que irá ajudar a reduzir os custos - segundo a Renault os custos de produção do novo R5 serão 30% mais baixos que os do atual Zoe.

A bateria do novo R5 utilizara 4 grandes módulos numa camada única, quando o atual Zoe usa 12 módulos mais pequenos - reduz o peso da bateria em 15 quilos, aumenta a densidade de energia e a rigidez da carroçaria particularmente no fundo que reduz o ruido e vibração transmitida para o interior. O motor elétrico utilizará a mesma tecnologia do usado no Megane E-Tech Electric que permitirá reduzir o tamanho e peso do motor.


A Renault anunciou também que terá uma suspensão traseira multi-link, algo raro para o segmento B - mas provavelmente só estará disponível para a versão desportiva Alpine, as restantes versões devem ter uma suspensão traseira mais simples e económica.


0 comentários: