Dia do ar quente da Tesla

Sim, eu sei que o nome foi "Tesla Investor day" mas se o tivesse que o resumir seria assim - foi quase tudo ar quente: começou atrasado, a primeira coisa que apareceu foi um disclaimer a avisar que o que vai ser anunciado poderá não corresponder à realidade, não foi anunciado a atualização do Model Y e 3, nada do futuro Model 2...foi basicamente marketing a longo prazo e platitudes! Teve que ser no fuso horário do Texas (porque murica), começou meia hora atrasado, Musk parecia cansado ou distraído e pouco disse sobre automóveis. Não precisam de acreditar no que eu digo - logo a seguir à apresentação terminar as ações da Tesla caíram 6,8%. Eis o resumo dessa apresentação...3 horas e meia de apresentação.


Model 2: nada sobre um Tesla mais pequeno e mais barato, que segundo a Tesla a próxima evolução do processo de fabricação será o "Unboxed Process" que devera cortar custos e área de fabrico necessária. Combina peças prensadas de grandes dimensões com as baterias estruturais 4680 num processo de montagem mais eficiente. Além disso o sistema elétrico secundário passará de 12 para 48 volts e terá uma nova versão da bomba de calor.

Model 3 e Y: Musk direcionou tudo para os seus engenheiros que basicamente apenas referiram algumas melhorias na produção, melhorias das vendas e algumas novas funcionalidades. Mas nada sobre o restyling do Y (projeto Juniper que está previsto para 2024) ou Model 3.

Cybertruck: a Tesla confirma que "o lançamento" será no final de 2023, com produção em massa apenas em 2024...excepto que não especificaram quando em 2024. E será apenas para americano ver - Europa e Ásia não terão acesso a este modelo.

Superchargers: aparentemente estão a trabalhar numa 4ª geração que permitirá carregamentos mais rápidos e com cabos mais compridos

Baterias para tudo: Elon Musk quer baterias em barcos e até aviões. Ele estima (sim, estima porque a tecnologia não existe) que avanços na densidade de energia das baterias permitirá essa aplicação.

Bombas de calor para todos: aparentemente a Tesla está a ponderar entrar no mercado de bombas de calor para residências e escritórios. Musk e Drew Baglino disseram que as suas bombas de calor podem cortar substancialmente os custos de eletricidade, mas novamente não anunciaram datas ou produtos propriamente ditos.

Optimismo: a Tesla disse que quer dentro de uma década produzir entre 10 e 20 milhões de automóveis por ano...ou seja mais que a Toyota (maior produtor mundial) e Grupo Volkswagen (segundo maior produtor mundial) juntos.

Concluindo
Musk conseguiu recuperar a velocidade perdida do final de 2022 e chegar em força a 2023, mas chega a este Investor Day e...nada. O que acho estranho - ele apresentou o Tesla Bot literalmente a cair em pedaços e desta vez não tinha nada colado com cuspe que podia manter a bolsa e fãs animados?!

0 comentários: