Renault divide-se em 2 entidades

A Renault anunciou que irá dividir o grupo Renault em 2 entidades distintas: Ampère para mobilidade eletrica e Power para a mobilidade que envolva um motor de combustão (incluindo hibridos) basicamente o atual nucleo do grupo Renault que continuará a desenvolver veiculos com motor de combustão para a Renault, Dacia e comerciais Renault para certos mercados.


Ampère
Curiosamente, apesar das vantagens fisicas de separar 2 áreas bastantes distintas, o que a Renault procura é cotar a empresa Ampere na bolsa como uma empresa tecnologica e verde - basicamente tentar reproduzir o que a Tesla e Rivian conseguiram. Deverá entrar na bolsa de Paris durante o segundo semestre de 2023. Uma pergunta interessante, à qual ainda não há resposta, é o que irá acontecer à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi - há rumores que a Nissan estará interessada em participar financeiramente na Ampère, mas como isso irá encaixar com o já conhecido desejo da Nissan ter mais poder na aliança com a Renault é completamente desconhecido.

Esta entidade estará baseada na ElectriCity no norte de França estará responsavel pelos 6 futuros eletricos Renault esperados até 2030: Scénic, R5, Renault 4, Mégane e 2 outros ainda desconhecidos. Estará ainda responsavel pelo desenvolvimento do software SDV (Software Defined Vehicle) em parceria com a Qualcomm (hardware) e Google (que já está nos Mégane e Austral).


Power
Esta empresa tera o objetivo de manter as motorizações de combustão e hibridas até 2030 na Europa e por bastante mais tempo no resto do mundo. A Renault estabeleceu o objetivo de reduzir as suas emissões em 70% e manter a Dacia como marca acessivel. Para manter os motores de combustão viaveis a Renault estabeleceu uma parceria de partes iguais com a Geely, a marca chinesa que parece aparecer cada vez mais no mundo automovel europeu - detem a Volvo, Polestar, Lotus e detem uma boa parte da Mercedes com a qual estabeleceu uma parceria para produzir os novos Smart.

Também há novidades para o futuro dos comerciais com a criação de 2 novas sub-entidades: Hyvia e FlexEVan. Já conhecemos a Hyvia que produz os comerciais movidos por uma pilha de combustivel de hidrogénio. Já a FlexEVan é o combinar de uma comercial em plataforma elétrica com software da SDV que permitirá a gestão da frota em tempo real.

0 comentários: