[update]Novo Polestar 3 apresentado

Enfim acabou o teasing e a Polestar resolveu acabar o nosso sofrimento apresentando o novo Polestar 3...aparentemente num ilhéu no meio de um fiorde. É o primeiro SUV da Polestar e que enfim ira acelerar as vendas da marca. Depois do grand coupé PHEV Polestar 1 veio a berlina Polestar 2 para rivalizar com o Tesla Model 3, temos agora o SUV coupé Polestar 3 que irá rivalizar com o Porsche Cayenne Coupé - mas as novidades não ficam por aqui porque o Polestar 4 não deve demorar.

Já tínhamos visto bastante do Polestar 3 e confirma a inspiração do concept car Precept com a nova assinatura luminosa especifica para diferenciar da usada pela Volvo, e notem as asinhas laterais à frente a à trás para melhorar a aerodinâmica. O design é fluido e dinâmico, especialmente graças as pegas das portas retrateis e altura reduzida de apenas 1,614 metros - um Cayenne fica nos 1,7 metros. As jantes são de 21 polegadas, mas se for para o Performance Pack recebe jantes forjadas de 22 polegadas.




O 3 é, para já, o maior modelo da marca aproveitando a plataforma do próximo Volvo XC90 aka EX90, contando com uma distancia entre eixos de 2,98 metros - mais 20 milímetros que um Tesla Model X, mas apenas oferecendo 5 lugares o que assegura espaço quer para humanos e suas bagagens.




O interior é forrado a materiais sustentáveis e reciclados, e o tablier é dominado pelo ecrã táctil de 14,5 polegadas que corre um sistema multimédia baseado no Android Automotive OS da Google movido por um processador Snapdragon. Recebe ainda de série tejadilho panorâmico mas os modelos encomendados em 2022 recebem ainda de série o Plus Pack, Pilot Pack, sistema áudio de 25 colunas Bowers & Wilkins, portas de fecho assistido, head-up display e condução semiautónoma Pilot Assist alimentado por um sistema NVIDIA DRIVE.





E sendo derivado do novo EX90 aproveita muitas das suas tecnologias que a Volvo já tinha anunciado. O Polestar 3 vem de série com 5 sensores de radar, 5 camaras e 12 sensores ultrassónicos dentro e fora do carro, e à frente onde estaria a grelha está a "Smart Zone" com muitos dos sensores. A meio de 2023 estará disponível o Pilot Pack que adiciona sensores de LIDAR da Luminar, mais 3 camaras, mais 4 sensores e mais uma unidade de processamento da NVIDIA. Sensores no interior não só controlam para onde o condutor está a olhar, assegurar que nada ou ninguém é esquecido dentro do carro e via ligação ao sistema de climatização assegura que ninguém no interior sofre de hipotermia ou choque térmico.

Em termos de mecânica o Polestar 3 estará inicialmente apenas disponível com a motorização Long Range Dual Motor com um Performance Pack opcional. De série os 2 motores alimentados por uma bateria de 111 kWh debitam um total de 489 cavalos e 840 Nm de binário nas 4 rodas sendo capaz de acelerar aos 100 km\h em 5 segundos, mas se for para o Power Pack a potência total passa para 517 cavalos e 910 Nm de binário reduzindo o tempo de aceleração aos 100 km\h para 4,7 segundos. A Polestar anuncia uma velocidade máxima de 210 km\h e uma autonomia de 610 quilómetros. A bateria é compatível com carregamento DC até 250kW ou 11kW numa tomada AC, a bomba de calor de série pode ser usada para a climatização do habitáculo e da bateria e vem preparado para vehicle-to-grid.

Para colocar a potencia no chão o 3 usa de série uma suspensão ativa auto-nivelante com amortecedores pneumáticos de 2 camaras, travões Brembo nas 4 rodas um sistema de torque vectoring de 2 embraiagens no eixo traseiro baseado no usado no Polestar 1. Se for para o Performance Pack a suspensão pneumática recebe calibragem especifica.

Pode já encomendar um Polestar 3, já estive no configurador em português e infelizmente a escolha de cores não é muita ou excitante, e deve chegar ao mercado no final de 2023.
update 16-04-2024

0 comentários: