[update]Sono Motors Sion apresentado

Mais uma startup que quer construir um automóvel elétrico - mas esta tem alguns pormenores que a tornam mais interessantes que as restantes: um automóvel 100% elétrico com painéis solares capazes de carregar a bateria, tem um preço acessível e...é uma monovolume! Este é o Sono Motors Sion, o primeiro automóvel elétrico solar para o povo. Este é ainda um protótipo, facilmente identificável por alguns acabamentos, mas o importante é que parece apenas faltar os pequenos detalhes.
Tirando uma lição do Ford Model T o Sion só estará disponível num formato de monovolume, sem opcionais, numa única cor preto mare e forrada a painéis solares.



O tablier é simples com dois ecrãs. A cabine espaçosa muito Dacia é principalmente em preto mas gosto do detalhe da luz verde vivo que ilumina a totalidade da parte baixa do tablier. Os materiais foram escolhidos pela resistência e capacidade de reciclagem.


Tem um único motor elétrico de 161 cavalos alimentado por uma bateria LFP de 54 kWh. Tudo alimentado por um sistema elétrico de 400 volts prometendo uma autonomia de 305 quilómetros, acelera dos 0 aos 100km\h em 9 segundos e atinge os 140 km\h. É compatível com carregamento rápido DC até 75kW (carrega dos 5 a 80% em 35 minutos) e 11kW em carregamento AC, mas trata-se de um sistema bidirecional é capaz de alimentar a sua casa com a bateria do seu Scion.

Mas ainda temos os 456 painéis solares a adicionar - não carregam completamente a bateria de 54kWh, mas em locais com bastante sol (Portugal por exemplo) é capaz de adicionar até 240 quilómetros de autonomia por semana.


E os preços até parecem interessantes - 25.126 euros na Alemanha sem incentivos e a marca já confirmou mais de 19.000 reservas. Manutenção será feita por parceiros ou pelos proprietários com ajuda da fábrica.

O protótipo está agora em validação e a produção deverá ser feita pela Valmet Automotive a partir da segunda metade de 2023 e atingir uma produção anual de 257.000 unidades até 2030.

update 08-08-2022

0 comentários: