Novo Mini Aceman concept apresentado

Este é o novo acabadinho de apresentar o Mini Aceman, um concept qua anuncia para onde vai o design dos futuros Mini mas também um novo modelo que irá ficar entre os Mini Cooper e o Mini Countryman possivelmente substituindo o atual Clubman mas com a suspensão elevada. É 100% elétrico mas infelizmente não foram publicados dados técnicos oficiais.

O Aceman mantem alguns dos detalhes dos Mini atuais como a grelha, a assinatura luminosa com a bandeira do Reino Unido, os grandes espelhos retrovisores mas desaparecem as caraterísticas curvas suaves quer na carroçaria e faróis sendo substituídos por ângulos e superfícies planas direitas. Temos uma grande grelha octagonal (um pouco Audi mas enfim), as cavas das rodas chanfadas, faróis poligonais e faróis adicionais.



E no que espero seja algo que fique no estado de concept, tem 4 colunas áudio no exterior montadas naqueles quatro suportes em laranja vivo.




O interior até parece bastante realista e até gosto dos padrões que me recordam do 1º Renault Twingo. Temos um volante de 3 braços com comandos, um tablier bastante despido de botões que parece uma daquelas colunas tipo soundbar cilíndricas e o novo sistema multimédia UX/UI corre num ecrã de alta resolução circular que usa toda a superfície para display (atualmente é um ecrã retangular numa moldura circular) pode ser controlado pelos comandos do volante ou pelo ecrã táctil.




Tecnicamente falando a BMW apenas confirmou que se trata de um concept 100% elétrico e as dimensões: 4,05 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,6 metros de altura e calça jantes de 20 polegadas. Estamos a falar então de um rival aos Ford Puma, Opel Mokka e Volkswagen T-Cross.

Sabe-se também que vão ser construídos na China depois da BMW e a Great Wall Motor terem criado a Spotlight Automotive Limited que deverá produzir estes modelos. A plataforma foi desenvolvida por ambas as partes e deverá ser estreada pelo próximo Mini Cooper programado para 2024 - este concept Aceman usa uma versão alongada dessa plataforma.

Segundo os rumores terá 2 níveis de potência (184 e 225 cavalos) e 2 escolhas de dimensão de bateria (40 e 50 kWh).

0 comentários: