Automóveis elétricos sem manutenção?

Não completamente - uma das muitas vantagens dos automóveis é sem dúvida que como são mais simples não precisam da mesma manutenção intensa como os automóveis com motor de combustão, mas nada dura para sempre e alguma manutenção e/ou acompanhamento é sempre necessário. Eis uma lista não exaustiva de alguns modelos para terem uma ideia.


Será sempre preciso um plano de manutenção e revisão, mesmo que muitas operações sejam controlos informáticos, visuais e a ocasional substituição de consumíveis (por exemplo, apesar de menos usados os calços dos travões acabam por oxidar e precisam de ser trocados). Em ambos automóveis com motor de combustão e elétricos é necessário a verificação das suspensões, amortecedores, estado do chassis, carroçaria e pneus. Dois itens todos controlam nos elétricos - o sistema de travagem (discos, pastilhas e liquido) e o líquido de arrefecimento da bateria.

Ao contrário do meu aspirador central que recentemente tive que reparar os motores usados nos automóveis elétricos não têm escovas que precisam de ser regularmente substituídas e com os imanes permanentes são mais compactos, mais eficientes e sem manutenção. Já as baterias têm a sua própria gestão eletrónica para assegurar a carga e descarga uniforme das células individuais para minimizar o desgaste. Mas o desgaste é inevitável, especialmente se abusar das cargas rápidas, e para conservar a garantia a maioria dos construtores automóveis obrigam pelo menos a um controlo anual da bateria.


BMW i4 e iX
A manutenção é definida pelo CBS (Condition Based Service) que recolhe todos os dados do veiculo para definir o programa de revisão que é armazenado na chave do automóvel. A primeira revisão é aos 2 anos sem limite de quilometragem onde é feita uma inspeção visual de diversos elementos, troca dos filtros do habitáculo e a troca do liquido do sistema de travagem. Depois desta primeira revisão o CBS determinada a periocidade das seguintes conforme o uso.

Curiosamente no i4 a BMW usa motores elétricos bobinados com escovas e não imanes permanentes - será interessante de ver se estas escovas vão precisar de ser eventualmente substituídas.


Fiat 500
O novo Fiat 500 100% elétrico tem revisões anuais ou a cada 15.000 quilómetros, se bem que a maioria são verificações visuais também é verificado sempre o nível do liquido de refrigeração da bateria. Todos os 5 anos ou 75.000 km a bateria do modem da UConnect Box tem que ser verificada/trocada, a cada 2 anos ou 30.000 quilómetros o filtro do habitáculo deve ser substituído, e a cada 2 anos ou 75.000 quilómetros o liquido do sistema de travagem deve ser mudado.


Mazda
No MX-30 o plano de manutenção é variável conforme a utilização do veiculo controlada pelo computador interno. Normalmente inclui uma revisão a cada 20.000 km ou 12 meses em que é verificado o nível do liquido de arrefecimento da bateria que é substituído ao fim dos primeiros 200.000 quilómetros ou 15 anos e depois a cada 100.000 km ou 5 anos, e o liquido do sistema de travagem deve ser substituído a cada 2 anos. Em cada revisão é também controlado o estado das suspensões, verificação do estado dos travões e do filtro do habitáculo.


Renault
No atual Renault Zoe a marca francesa exige a troca do filtro do habitáculo anualmente, a troca da bateria de 12 volts a cada 3 anos, a troca do liquido do sistema de travagem a cada 4 anos ou 120.000 quilómetros e a troca do liquido de refrigeração da bateria a cada 5 anos ou 150.000 km. A cada 90.000 quilómetros fazer a verificação e limpeza dos travões e a cada 6 anos a verificação do nível do refrigerante.


Tesla
Na Tesla não há um plano ou obrigação de revisão - apenas que apareçam nas oficinas se alguma coisa não estiver em condições. Já houve a troca do liquido do sistema de refrigeração da bateria a cada 100.000 quilómetros, mas passou a ser feito apenas se necessário e nos climas mais extremos é recomendado a limpeza e lubrificação dos travões a cada 12 meses ou 20.000 quilómetros.


Volkswagen
A Volkswagen baseia os seus atuais ID.3, ID.4 e ID.5 na mesma plataforma MEB logo todos têm o mesmo plano de manutenção. O liquido do sistema de travagem e do sistema de refrigeração deve ser controlado a cada 2 anos. O gás do sistema de climatização deve ser substituído a cada 2 anos nos modelos com bomba de calor.

0 comentários: