Novo Alfa Romeo Tonale apresentado

Enfim! Ao fim de 2 anos de espera enfim chega o novo Alfa Romeo Tonale que promete uma lufada de ar fresco à gama da Alfa Romeo (que conta apenas com os já datados Giulia e Stelvio) e estreia não só a primeira motorização hibrida plug-in da marca italiana mas o primeiro Alfa com garantia de 7 anos!
Exteriormente e para alegria de muitos o design pouco mudou relativamente ao concept apresentado em 2019: apesar de atualmente fazer parte da Stellantis o Alfa Romeo Tonale estava num estado tal de desenvolvimento aquando da fusão que a PSA nada pode alterar - o ultimo Alfa pré-PSA. Temos o famoso grelha em forma de escudo e as jantes tipicas da Alfa Romeo que completam bem a assinatura visual bastante agressiva, mas perde as pegas das portas no pilar C do concept para unidades normais. 







Tem 4,53 metros de comprimento por 1.84 metros de largura e 1.60 metros de altura - entre o Peugeot 3008 e o Toyota RAV4. De série vem com jantes de 18 polegadas mas poderá ir até às 20 polegadas.

O interior consegue ser moderno e atualizado mantendo o visual esperado de um Alfa Romeo. De série vem com um conjunto de instrumentos digital com 12.3 polegadas que complementa o ecrã de 10,25 polegadas do sistema multimédia no centro do tablier. Este corre um sistema da Google que inclui a assistente digital Alexa da Amazon. O Tonale inclui assentos de couro desportivos com o logo marcado a completar o volante em pele, saídas de ventilação redondos, o seletor DNA para os modos de condução, e na versão Veloce manetes no volante para a caixa de velocidades.



Sendo pré-PSA o Tonale é baseado na plataforma do Jeep Compass/Renegade (notem a mesma distancia entre eixos de 2,64 metros), mas a Alfa insiste que a plataforma foi revista pelos seus engenheiros com materiais mais rígidos, a arquitetura eletrónica é completamente nova, recebe uma direção mais direta e um amortecedores específicos da Koni e na versão topo de gama controlada eletronicamente.

Debaixo do capot temos uma primeira para a Alfa Romeo: uma motorização hibrida plug-in que combina o 4 cilindros turbo MultiAir de 1,3 litros de 180 cavalos a mover o eixo dianteiro e um motor elétrico de 90kW no eixo traseiro alimentado por uma bateria de 15,5 kWh permitindo tração integral e uma autonomia elétrica de 60 quilómetros. Se soa mais ou menos familiar é porque é a mesma mecânica recentemente anunciada no Jeep Compass mas no Tonale debita um total de 275 cavalos contra apenas 240 no Jeep e o Tonale será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km\h em 6,2 segundos conseguindo acompanhar um Golf GTI.

Também terá uma mecânica hibrida ligeira de 48 volts a gasolina mais acessível usando um 4 cilindros turbo de 1.5 litros de ciclo Miller a debitar 130 e 160 cavalos ajudado por um motor elétrico de 15 kW e 55Nm incorporado na caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades que (não no lugar do alternador como na maioria dos híbridos ligeiros) permite circular em modo elétrico até aos 15 km/h, ajudar até ao turbo entrar em acção e até desligar o motor de combustão em desaceleração. Os híbridos ligeiros de tração dianteira vão ter "dynamic torque vectoring" e Integrated Brake System um sistema de travagem eletrónico by-wire que ajuda a reduzir peso.

Para fechar a oferta, e uma raridade em automóveis novos, o Tonale terá também uma oferta diesel com o conhecido 4 cilindros turbo de 1.6 litros com 130 cavalos

Mas não se ficará pelos 275 cavalos - o CEO Jean-Philippe Imparato (que soa a "imparável") confirmou que uma versão Quadrifoglio já está na calha. Para o mercado norte americano terá um 2 litros turbo de 256 cavalos com tração integral.

0 comentários: