Novo híbrido autocarro-comboio no Japão

Japão, a nação que tatuou na nossa mente o Prius como sinónimo para automóvel hibrido está a preparar mais um novo hibrido: um hibrido autocarro-comboio, um Dual-Mode Vehicle (DMV) capaz de circular na estrada como um autocarro e nos carris como um comboio.


Este veiculo foi recentemente apresentado na cidade de Kaiyo na prefeitura de Tokushima e não é propriamente atraente - parece um autocarro capaz de rolar com os seus 21 passageiros alegremente pela estrada a 100 km\h e quando chega a uma linha de comboio as rodas dianteiras são levantadas quando as rodas metálicas descem e a propulsão é feita pelas rodas traseiras. Mudar entre modo de estrada e linha férrea demora cerca de 15 segundos - alguns descapotáveis demoram mais tempo a abrir e fechar a capota.

Trata-se de um projeto em desenvolvimento há cerca de uma década com o objetivo de melhorar a vida dos habitantes em vilas em que não há transportes públicos porque a baixa população não permite uma carreira rentável. Ou seja, substituem um autocarro e comboio que teriam de subsidiar fortemente por um veiculo único mais barato de operar. Uma frota de testes ira começar a operar na costa da ilha de Shikoku ligando varias vilas para habitantes e turistas.

0 comentários: