Toyota e Lexus anunciam novos modelos elétricos

O CEO da Toyota Akio Toyoda anunciou o programa elétrico do Toyota e Lexus para o futuro próximo e apresentou 15 concepts completamente elétricos. Já conhecemos o bZ4X, mas estão previstos 30 modelos elétricos até 2030 - de um pequeno crossover urbano a um possível sucessor ao LFA, sejam baseados em modelos já existentes ou na nova plataforma e-TNGA. A Toyota e Lexus esperam atingir 3.5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030. Eis um resumo do anuncio:


- Toyota
A apresentação arrancou com a gama bZ (beyond Zero) da Toyota. Atualmente o único 100% elétrico, e esse ainda não chegou aos concessionários, disponível na Toyota é o bZ4X que será em breve acompanhado por 4 concepts baseados na plataforma e-TNGA. 
Um pequeno crossover urbano cujo único dado adiantado é que terá um consumo misto de 12,5 kWh/100 km. Estes 2 modelos já estão confirmado para a Europa.

Também vamos ter um SUV compacto/Segmento C para a Europa acima do bZ4X, possivelmente a substituir o C-HR. E um possível concorrente ao Tesla Model 3.

Mais acima teremos um sedan segmento D e um grande SUV de 7 lugares - ambos não confirmados para a a Europa.

Mas há mais - parece que vai haver uma Tundra elétrica e até um novo FJ Cruiser, todos mais que certamente para o mercado norte-americano.




- Lexus
Na Lexus temos uma pletora de surpresas! 
Foi apresentado o concept para um futuro SUV 100% elétrico RZ que deverá chegar em 2022, uma evolução EV do atual RX. Teremos também uma berlina e SUV de grande dimensão acima do RZ (provavelmente uma versão elétrica do LX) que não chegará a este lado do atlântico. 

Temos alguns detalhes sobre o futuro Lexus RZ. Será baseado na plataforma e-TNGA e deverá ter a maior bateria permitida por esta arquitetura, 90 kWh, e como podemos ver mantem a grelha Spindle do RX mas tapada para melhor aerodinâmica. Terá 4 rodas motrizes graças a ter um motor por eixo com Torque Vectoring e direção às 4 rodas via um sistema sem fios aka "steer by wire". Dá também para notar que a linha de cintura subiu reduzindo a superfície vidrada e um estilo mais agressivo tipo uma versão SUV Coupe do RX.
Temos também um Lexus Coupé possivelmente para rivalizar com o Tesla Roadster do qual apenas sabemos que poderá ter baterias de fase sólida que permitirá uma autonomia de 700 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100 km\h em pouco mais de 2 segundos.


0 comentários: