[update]Novo Genesis GV60 apresentado

A Genesis acabou de aterrar na Europa e a sua gama continua a crescer - agora com um modelo mais adaptado à Europa atual: este é o Genesis GV60 um suv-coupé 100% elétrico. Esperemos que um dia cheguem a Portugal.
Trata-se, em principio, de um suv compacto sensivelmente do tamanho de um Hyundai Ioniq 5 ou Kia EV6 - tendo em conta a denominação "60", logo abaixo dos atuais 70 e 80, e porque é baseado na plataforma E-GMP inaugurada pelo Ioniq 5. Confesso que não o acho tão original e interessante com os restantes modelos da gama, até tem qualquer coisa de um Citroen C4 Cactus, mas um design cuidado sem dúvida, mais suave que o Ioniq 5 do qual aproveita a plataforma e visivelmente com muito trabalho no túnel de vento - notem o tejadilho que flui para trás, os espelhos retrovisores substituídos por camaras, não há aquelas entradas de ar por todo lado como está na moda atualmente, os faróis dianteiros em 2 partes e uma linha cromada que rodeia todo o topo da superfície vidrada descendo no pilar C formando um V.


No interior um conjunto de instrumentos digital constituído por 2 ecrãs lado-a-lado, um consola central flutuante, espelhos retrovisores substituídos por camaras com ecrãs nas portas, muitos círculos a dominar o interior e um seletor de velocidades que parece um espremedor de laranjas em cristal...


A plataforma e-GMP permite um fundo plano e muito espaço para os passageiros traseiros. Infelizmente tal como não deram as dimensões a Genesis não deu qualquer detalhe sobre a mecânica deste GV60 - mas tendo em conta a plataforma e o standing premium da marca acho que é seguro prever as mecânicas mais potentes do Ioniq 5.


update 14-03-2022

0 comentários: