Cruzamento fúnebre

Em Portugal temos não só a mania das rotundas mas também de colocar todo o género de "coisas" nas placas centrais: jardins, obras de arte moderna, cartazes de publicidade, fontanários, iluminações de natal e creio que foi em Paços de Ferreira que vi uma com uma grande antena de radar! Mas uma coisa que não temos nas placas centrais de cruzamentos e rotundas são campas de cemitério - como na cidade turca de Sivas.
Yup, na placa central de um cruzamento da rua Yeni Mahalle Hamzaoglu no distrito de Sarkisla na cidade turca de Sivas está uma campa completa com pedra tumular e tudo. Aparentemente houve uma serie de terrenos que foram expropriadas para construção da estrada e a campa esta no terreno de alguém e os construtores simplesmente incorporaram a campa na estrada.


Apesar da pedra tumular ter um nome, “Gariban Martyr Baba”, ninguém (mesmo os locais) tem a certeza de quem lá esta enterrado - e depois de historias terem surgido de que o morto teria surgido nos sonhos dos construtores da estrada ninguém quis mover a campa. Tornou-se inclusivamente numa espécie de altar...

0 comentários: