Planos elétricos da Volvo explicados

A Volvo Cars Tech Moment 2021 foi um evento online em que a Volvo apresentou o complexo mapa para 2030, ano em que pretende vender apenas automóveis elétricos - tento abordar abaixo as várias avenidas que a marca sueca avança para esse objetivo. O construtor sueco apresentou também o concept-car Recharge que anuncia os Volvo do futuro, particularmente o próximo XC90 previsto para 2022.
Este será o primeiro de uma nova geração de Volvos 100% elétricos que deverá chegar em 2022 mas a geração seguinte já está a ser desenvolvida. Como referi antes, ao rever as fotos do interior deste concept Recharge se fizer zoom no conjunto de instrumentos dá para ler que com 80% da bateria anuncia uma autonomia restante de 525 ou 535 quilómetros, o que pode significar uma autonomia total de cerca de 650 quilómetros para o futuro XC90. 
A próxima "geração" deverá chegar em/pouco depois 2026 que com a parceria com a Northvolt esperam conseguir a densidade energética de 1 000 Wh/l e os 1.000 km de autonomia/900 quilómetros WLTP.


Mas não é apenas mais autonomia, é também reduzir os tempos de carga e a Volvo diz que os actuais tempos de carga podem ser reduzidos em metade até 2025/2026 - alinhando certamente com a nova tecnologia que esperam introduzir com a Northvolt. E apesar de não entrar em muitos detalhes o próximo XC90 será capaz de transferir eletricidade de volta para a rede alimentando a sua casa nos períodos quando os preços são mais elevados - esperem esta possibilidade já nesta próxima geração de Volvos, provavelmente na lista de opcionais.


Volvo Cars Tech Moment 2021





0 comentários: