Trivialidades de 4 rodas



Edição: "Fazer o pino num comboio"

O Chevrolet Vega foi o primeiro subcompacto da General Motors e é principalmente conhecido por 2 factos - primeiro devido a inúmeros problemas de qualidade quase destruiu a GM e segundo pelo sistema de transporte Vert-a-Pac desenvolvido especialmente para este modelo.

Ao invés de transportados na posição natural horizontal os Vega era transportado na vertical para conseguirem colocar mais carros por vagão logo baixando os custos de transporte - nos vagões usados na altura seria possível colocar 15 Vega na horizontal mas com o Vert-a-Pac era possível transportar 30 Vegas.






Mas não é apenas uma questão de fazer o pino com um automóvel - a GM queria despachar os automóveis com todos os fluidos para que fosse possível entregar as viaturas o mais rapidamente possível o que significa incluir todos os fluidos: gasolina, óleo e outros que podiam entrar onde não deviam. Foi preciso desenvolver um deposito para os lava-vidros inclinado a 45º, baterias com as tampas de abastecimento eram colocadas atrás no topo para que o ácido não derrame, o motor tinha uma membrana para que o óleo não entrasse nos cilindros durante o transporte e um carburador especifico.

E funcionava - no destino só era preciso descer os Chevy Vega, retirar um travão de plástico que impedia que o motor de rodar, dar à ignição até puxar combustível e já estava.

0 comentários: