Renault acusada nas emissões diesel

A Renault foi acusada de manipulação por um tribunal francês no âmbito da investigação às emissões diesel e sua possível manipulação lançada em 2017 a alguns dos seus modelos. Múltiplos construtores automóveis foram colocados debaixo do microscópio desde que o "dieselgate by Volkswagen" veio à ribalta.
A Renault declarou que nada fez de mal e que os seus veiculo não estão equipados de qualquer sistema que permitiria enganar os teste de homologação e estão de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.

A escolha de palavras da Renault é cuidada porque (juntamente com muitos outros construtores) aproveitavam aquilo que se chama a "janela térmica", a possibilidade legal de desligar os sistemas de controlo ambiental em certas condições para proteger o motor. No caso especifico da Renault, que teve rusgas nas suas instalações e tudo, foi que se descobriu que nos seus motores turbo-diesel mais potentes que a recirculação de escape (para reduzir os óxidos de azoto) estava a entupir turbos por isso a EGR era desligada quando a temperatura estava entre os 17 e 35ºC. O motor passava nos testes de emissões mas na estrada emitia muito mais poluentes. Vamos ver o que dá em tribunal.

0 comentários: