Obituário 4 Rodas 2020

Acho que seria interessante não só rever que novidades estão planeadas chegar em 2021 mas também rever os automóveis que nos deixaram em 2020 - por serem um falhanço comercial, chegaram ao fim de vida ou foram vitimas de um simplificar da gama não chegarão a 2021.

Audi A3 Cabriolet - o novo A3 só terá 2 formatos: Sportback de 5 portas e berlina de 4 portas. Devemos sentir falta do Audi A3 Cabriolet? Só pelo facto de que descapotáveis pequenos e relativamente acessíveis estão cada vez mais raros, sobra apenas o Mini Cooper cabrio se quiseres o cabelo ao vento a um preço acessível.


Bentley Mulsanne e o seu famoso V8 de 6,75 litros - apresentado em 2009 apenas 7.300 exemplares deste Mulsanne foram produzidos, o único verdadeiro concorrente ao Rolls Royce Phantom. É uma pena vê-lo partir - um automóvel que ainda tinha que ser parcialmente fabricado à mão porque era impossível programar robots para fabricar e montar a secção traseira. Sobra o Flying Spur que é um Panamera embonecado.


BMW i8 - vou sentir falta. Tinha tecnologia inovador e design inspirador e o modelo que o substitui (o iNext) é tão nada disso. Só foram fabricados 20.000 portanto um futuro clássico.


Citroën C4 Cactus - não vou sentir faltar deste ultimo modelo. Adorei o original com os Airbumps a cobrir as portas completamente, o interior funky que podia ter um banco dianteiro se fosse para caixa robotizada que não era muito boa. Este ultimo modelo era muito suavizado e mainstream diluindo completamente o factor fun do original.


Dacia Logan e Logan MCV - já temos o Sandero e Sandero Stepway, mas o Logan e Logan MCV não vai vir para a Europa.


DS 3 - tal como a série "Lost" ficou tanto tempo que estávamos satisfeitos por o ver partir. Se quer um DS pequeno terá de ir para o DS 3 Crossback.


Ferrari GTC4 Lusso - vou sentir falta o sucessor do FF de 2011. O Ferrari pratico que deveria manter um suv à distancia, mas infelizmente falhou e teremos o suv em 2022.


Infiniti Q30 - tal como a tentativa da introdução da Chevrolet na Europa, também a Infiniti falhou porque não pensarem bem no assunto e ninguém vai sentir a falta. Alias, será que alguém deu pela Infiniti na europa?


Peugeot iOn/Citroen C0 - era lento, caro, pequena bateria e ninguém vai sentir a falta dele.


Renault Alaskan - bom nome mas ninguém se vai recordar ou sentir a falta desta versão da Navara.


Seat Alhambra - após 10 anos de carreira o Alhambra deixa de ser produzido e mais um monovolume desaparece. Mais uma vitima dos SUVs sendo substituído pelo Tarraco...que soa a um palavrão. Mas o Sharan ainda está disponível.


Subaru BRZ - a segunda geração já foi apresentada mas não virá para a Europa. Em principio o primo GT86 vira para a Europa mas com o apertar das emissões ainda pode correr mal.


Suzuki Baleno - confesso que apenas vi um em Portugal e é por isso que sei que ele existiu.

0 comentários: