[update]Maserati MC20 apresentado

Não é muitas vezes que podemos dizer isto - mas temos um completamente novo Maserati! Este é o MC20 e é apenas mais que apenas uma cara bonita e rápida - é também um novo tiro de partida na Maserati...talvez a ultima chance. É que se recordam a Maserati tentem relançar-se na ultima revolução da gama com o Levante, Ghibly e Quattroporte mas não correu conforme o plano - será que é desta vez que conseguem? Será que conseguem sair da sombra da Ferrari? Bem...que melhor forma há de relançar uma festa se não com um desportivo do catano?!

Um modelo 100% novo mas um modelo com um cheirinho ao passado recente - a 2004 para ser exacto quando a Maserati apresentou o MC12, uma variante do Ferrari Enzo produzida em série limitadas. Este novo MC20, curto para "Maserati Corse 2020" mantém o motor em posição central mas trás os seus truques próprios e não apenas um Ferrari adaptado. O chassis em carbono foi desenvolvido em parceria pela Dallara, com painéis em fibra de vidro e resina para manter o peso limitado a 1.470 quilogramas - só falta adicionar o piloto.
Exteriormente dá para ver um pouco do Alpine A110 e do McLaren GT, mas gosto muito de como combinaram superfícies pintadas simples com elementos mais trabalhados em carbono em baixo...tem 2 designs a trabalharem em conjunto: o topo pintado e cheio de estilo para encher a vista e a parte de baixo em carbono para acelerar o coração. Acima de tudo é um design muito simples e sem grandes truques aerodinâmicos - recebe um pequeno aileron atrás e mais nada.
Este modelo anuncia também o novo design para os futuros modelos da marca - especialmente a frente com a grelha mais baixa e proeminente, os faróis mais altos, a assinatura visual das luzes diurnas dianteiras e até os faróis traseiros.

O interior é minimalista e funcional - tem 2 ecrãs de 10,25 polegadas: um para o conjunto de instrumentos e outro para o sistema multimédia e outras funções. A fibra de carbono e Alcantara com as portas de abertura em diagonal tipo McLaren criam uma espécie de casulo de emoções.



Mas há um pormenor que notei ter desaparecido neste novo MC20 - o característico relógio analógico desapareceu.

Como disse a Maserati decidiu manter o motor em posição central traseira para efeito completo - o MC20 estreia um V6 biturbo de 3 litros que debita 630 cavalos e 730 Nm de binário desenvolvido internamente pela Maserati que o batisou de Nettuno/Neptuno: nova referencia ao deus do mar e o seu tridente. É o primeiro motor que a Maserati desenvolve nos últimos 19 anos e é o segundo motor mais potente alguma vez usado em Maseratis de estrada - o mais potente foi o do MC12 e esse tinha mais 6 cilindros. Tudo somado e este novo Maserati MC20 ultrapassa os 100km\h em menos de 3 segundos e atinge os 325 km\h de velocidade máxima.
Para assegurar que a potencia, debitada no eixo traseiro via uma caixa de dupla embraiagem e um diferencial auto-blocante, chega toda à estrada o MC20 recebe suspensão pilotada de série e em opção pode até ter discos de travão em carbo-cerâmica.

Mas este MC20 não fica por aqui está prevista uma versão descapotável, com tração integral e até motorização 100% eléctrica em 2021!
update 09-09-2021

0 comentários: