Novo Volkswagem Tiguan apresentado

Atualmente o Golf não é o automóvel do povo porque a Volkswagen vende mais Tiguans que Golfs - só em 2019 ficou a uma unha negra do milhão de unidades vendidas. Daí que refrescar este modelo é importante e ao mesmo tempo um grande risco - em equipa vencedora não se mexe...muito. Além de alguns retoques visuais as grandes novidades são as novas versões eHybrid e R.
Exteriormente dá para ver uma frente em linha com o resto da família Volkswagen particularmente o Golf, novos para-choques e outros pormenores de acabamentos.
Uma das novidades é a versão para as famílias que andam sempre com pressa - o Tiguan R. Exteriormente recebe alguns já conhecidos elementos da R-Line da Volkswagen com para-choques, para-lamas e extractor traseiro específicos, suspensão activa DCC rebaixada em 10 milímetros e jantes de 21 polegadas "Estoril" que escondem enormes discos de 18 polegadas.

Tem debaixo do capot o já conhecido 2 litros turbo agora a debitar 320 cavalos e 420 Nm de binário do Arteon R nas 4 rodas via uma caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades e um novo sistema 4Motion com torque-vectoring e um botão a dizer "Race".

Se o Tiguan R é o Yang, o Tiguan eHybrid é o Yin com a já conhecida e testada combinação do motor a gasolina de 1.4 litros TSI com um motor motor eléctrico alimentado por uma bateria de 13kWh debitando 250 cavalos sendo capaz de atingir os 130km\h sem consumir uma gota de gasolina e uma autonomia eléctrica de 50 km. Se no Tiguan R recebe um botão Race, no Tiguan eHybrid recebe um botão E-Mode.

Curioso é a escolha do nome eHybrid - ambos Golf e Passat com a mesma mecânica usam a designação GTE, este Tiguan é o eHybrid....
Claro que se preferir poderá ir para as mecânicas clássicas a gasolina e diesel, estas ultimas recebem injeção dupla de AdBlue para emissões mais baixas.

O interior foi atualizado e recebem uma overdose de tecnologia e assistências à condução, adoptando as modernas tecnologias do Golf 8 ao tablier mais antigo do Tiguan resultando num arranjo não tão dramático e avançado como o do novo Golf 8. Recebe o mais recente sistema multimédia MIB3 com um ecrã de 6,5 ou 10 polegadas capaz de receber atualizações via internet, compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto sem fios, comandos por voz, portas USB-C iluminadas, streaming de musica direto e múltiplos botões (incluindo no volante como opção) substituídos por superfícies tácteis.

Em termos de tecnologias as ajudas à condução (Travel Assist, cruise control activo que funciona até aos 210 km\h, sistema de travagem de emergência automático e outras) são atualizadas à versão mais recente e pode ter farois LED do tipo Matrix (nas versões mais caras) capazes de animações personalizadas e iluminação dinâmica da estrada.
O refrescado Tiguan chegar aos concessionários no outono e a versão longa de 7 lugares Allspace a chegar pouco depois.

0 comentários: