Novo Kia Rio - restyle

Depois da atualização do Hyundai i20 chega a vez do Kia Rio também receber um refrescar - se bem que bastante mais ligeiro: chega a hibridização ligeira, uma nova caixa manual inteligente e novo sistema multimédia.
Exteriormente recebe uma grelha dianteira e para-choques redesenhados, os faróis passam a ser LED de série e recebe novas jantes de 16 polegadas para acompanhar as duas novas cores exteriores. Atrás e no perfil nada de novo.

No interior temos um novo sistema multimédia UVO Connect compatível com Apple CarPlay e Android Auto que nas versão mais equipadas recebe um ecrã de 8 polegadas com teclas de atalho. Pode adicionar aplicações de azul nos assentos e tablier, e nos GT aplicações de fibra de carbono.


Recebe ainda novas ajudas à condução como um sistema de travagem automática capaz de detetar peões e ciclistas, condução autónoma nas vias rápidas ou alerta de obstáculos ao fazer marcha-atrás. Modelos mais equipados recebem cruise control ativo e função lane-following assist.


Traz também uma aplicação para o seu smartphone que permite enviar percursos diretamente para o GPS do carro, aceder a informação de diagnóstico, verificar a localização do automóvel e até notificar de possível assalto.

Debaixo do capot as mudanças são maiores com a chegada de um novo sistema start-stop e hibridização ligeira. O 3 cilindros turbo com 1 litro T-GDI disponível com 100 e 120 cavalos passa a estar disponível com uma caixa manual de 6 velocidades ou dupla embraiagem DCT7, e ambos podem também receber um sistema híbrido ligeiro que promete reduzir os consumos e melhorar resposta do motor.

Como é normal nestes sistemas inclui um pequeno motor eléctrico no lugar do alternador alimentado por uma bateria de 48 volts que dá uma ajuda ao motor de combustão e ao start-stop. E não, não permite circular em modo eléctrico. Segundo a Kia permite um ganho de eficiência de 8,1% na versão de 100 cavalos e 10,7% na versão de 120 cavalos. Estas versões recebem a nova Intelligent Manual Transmission ou iMT em que não há uma ligação física entre o pedal da embraiagem e a própria embraiagem - é um sistema clutch-by-wire com 6 velocidades. Mais barato mas certamente menos eficaz que a caixa de dupla embraiagem a sério.

O 1.2 atmosférico de 84 cavalos continua disponível mas recebe um novo sistema start-stop, já o diesel desaparece de vez.

0 comentários: