[update]Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm apresentados

Ao ler isto não conseguem ver que estou verdadeiramente excitado mas ESTOU - depois de alguns rumores e imagens crípticas ontem temos confirmação que ira haver um Alfa Romeo Giulia GTA e uma versão ainda mais extrema GTAm! Estão a ver os Ferrari GTO? Os Alfa Romeo GTA são a mesma coisa!! Ok eu paro com os "!!!"...

Se não me engano o ultimo Alfa Romeo GTA foi o 156 GTA de 1999/2000 que nunca teve um sucessor digno - a Alfa Romeo recuperou essa formula mágica do passado e adicionou alguns cavalos (a parte do GT) e tirou algum peso (a parte do A de alleggerita) ao Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio produzindo 2 modelos: o GTA e o GTAm.

Vou começar com o Giulia GTAm ou "modificata" porque é o que mais anima a criança em mim - apesar de ambos serem GTA o GTAm é o único que na verdade perde peso, cerca de 100 quilogramas relativamente ao Quadrifoglio principalmente graças a fibra de carbono usada na carroçaria e alumínio nas portas e elementos da suspensão.


Recebe um aileron roubado aparentemente a um Civic Type R ou até ao WRX STI, para-choques dianteiro capaz de engolir todos os gatinhos da rua graças ao enorme spliter dianteiro, extrator traseiro em carbono, janelas em Lexan, assentos em fibra de carbono, cintos de segurança de 6 pontos, roll-cage, jantes de 20 polegadas de porca central, vias alargadas em 50 milímetros bem como novos amortecedores e molas e perde os assentos traseiros e as forras das portas. O assento traseiro foi substituído por uma peça que permitirá guardar o capacete e tracksuit...que recebe com o seu GTAm - recebe um capacete Bell especifico para o GTA, e Alpinestars fornece o fato, luva e sapatos.

Já a versão GTA perde algum peso mas tão pouco que os italianos nem dizem quanto - usa os mesmo painéis, assentos e janelas do Giulia Quadrifoglio mas com um um visual menos agressivo que o GTAm e tem apenas um pequeno aileron atrás e não aquela grande asa do GTAm. Mesmo assim tem um para-choques dianteiros agressivo, difusor traseiro em carbono especifico e escape em titânio de dupla saída central da Akrapovic. No interior recebe uma boa dose de Alcantara desde o tablier até ao porta-luvas.

Se o GTAm é mais para a pista, o GTA é mais para a estrada...mas ambos são legais para a estrada!

Debaixo do capot de ambos está o maravilhoso V6 biturbo de 2,9 litros - na versão GTAm ganha 30 cavalos passando a debitar 540 cavalos o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Se quer um é melhor correr porque apenas vão ser produzidas 500 unidades destes modelos para celebrar os 110 anos da Alfa Romeo.


update 24-12-2021

0 comentários: