Recordar o Mercedes SL R129 - vídeos

O Mercedes SL R129 foi a estrela do salão automóvel de Genebra de 1989 com um design, construção e tecnologias completamente novas à industria automóvel.

O design, obra de Bruno Sacco, era uma completa revolução do que eram os Mercedes até à altura com a sua enorme grelha e estrela no topo. Conseguia dar um ar dinâmico e desportivo mas de forma elegante e confortável. Este modelo quebrou com o design passado e demonstrou que a marca não tinha que se agarrar a uma "filosofia visual" e permitiu a Mercedes que hoje conhecemos. Começou com este carro.

Foi dada uma grande atenção à segurança passiva que veio depois a filtrar por toda a gama. Toda a célula dos passageiros foi desenhada combinando aço de grande resistência mas foram incluídos elementos mais flexíveis para absorver a energia do impacto desviando-a dos passageiros. As portas foram desenhadas para absorver a energia de um impacto mantendo a distancia entre os pilares A e B preservando o espaço necessário para os ocupantes em caso de acidente. Os assentos foram desenhados para incorporarem os cintos de segurança (e não fixos em 3 pontos diferentes do automóvel) fazendo parte integrante do automóvel e um arco de segurança normalmente oculto era ativado em frações de segundo assim que fosse detetada a possibilidade de capotamento.

Estreou uma série de tecnologias como amortecedores controlados electronicamente (Adaptive Damping System), capota hidráulica, o arco de segurança escamotavel e quase tudo era movido por motores eléctricos. A suspensão independentes multi-link na traseira garantia uma excelente condução e estabilidade a alta velocidade.

Desenvolvimento do Mercedes SL R129


Mercedes SL R129 - video


A obra prima de Bruno Sacco

0 comentários: