Citroën AX Turbo Danielson - Este não conhecia

Quando pensamos nos desportivos da Citroen e Peugeot do passado pensamos sempre nos icónicos GTi - tivemos os 205 GTi, AX GTi, Visa GTi, os BX GTi, e por diante mas ao vaguear pela internet li acerca de um Citroen AX Turbo que esteve muito perto dos concessionários oficiais!
Para ser exacto era o Citroën AX Turbo Danielson - 3,50 metros e 800 quilos de carro com 175 cavalos debaixo do capot. Para referencia, AX Sport debitava 96 cavalos e o AX GTi 101 cavalos.

Exteriormente parecia um AX GTi como todos os outros e até no interior apenas um pequeno botão para regular a pressão do turbo (de 0.55 a 1 bar) o distinguia. Segundo li, durante testes com a potência limitada a apenas 137 cavalos (de 173 possíveis) era, no exercício de partir - percorrer 1.000 metros - parar, ser 1 segundo mais rápido que o 205 1.9 gti e 2 segundos mais rápido que o Clio 16s. Rodando o botão do turbo para 1 bar e passava a debitar 175 num automóvel que pesava tanto quanto uma caixa de fósforos - uma relação de 4,57 kg/cavalo. Para referência o atual 208 GTi tem uma relação 6,17 kg/cavalo...
Foi criado por Joseph Lebris do preparador Danielson que já tinha trabalhado para o grupo PSA - ele é o responsável pelo estudo e desenvolvimento de vários motores de competição para a PSA e até para os AX Sport, BX Sport, 205 GTi e 505 Turbo Injection de estrada. Ele chegou a apresentar o conceito à Citroen mas não houve interesse da marca - afinal os AX Sport eram um sucesso e não queriam envergonhar a bem sucedida gama desportiva que já tinham.




A Danielson ainda comercializou este kit de potência para o AX até 1992 mas não consegui verificar quantos foram produzidos.

0 comentários: