CarlosGate - ponto de situação 08-01-2020

Mais um apanhado das noticias ligadas ao CarlosGate, e para seguir este tópico basta clicar na tag respetiva - ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.

Resumo da conferência
Carlos Ghosn falou aos media hoje em Beirute e abaixo podem ver o video da transmissão, mas para vos poupar tempo (especialmente porque muito foi repetido) fiz um resumo dos principais pontos em baixo.

Inocente: diz que está inocente e que deixou o Japão não só para reestabelecer a sua reputação mas para ter justiça, mesmo se for fora do Japão. Citando diretamente:
"I am innocent of all the charges"
"I left Japan because I wanted justice. It is the only way to reestablish my reputation. If I don't get it in Japan, I will get it somewhere else."

Acusações falsas: diz que todas as acusações são infundadas. Citando diretamente:
"The charges against me are baseless."
"Why have they extended the investigation timeline, why have they rearrested me? Why were they so intent on preventing me from talking and setting out my facts?"
"Why have they spent 14 months trying to break my spirit, barring any contact with my wife?"

Interrogatórios brutais: referiu as condições em que os interrogatórios foram feitos sem direito advogado às vezes duravam 8 horas por dia e a pressão para confessar por parte dos procuradores que controlavam todo o processo, não os juízes. Citando diretamente:
"It is impossible to express the depth of that deprivation and my profound appreciation to be able to be reunited with my family and loved ones."
"I was interrogated for up eight hours a day without any lawyers present."
"It will get worse for you if you don't just confess', the prosecutor told me repeatedly."
"I thought the boss was the judge, the boss was the prosecutor. The judge - very nice guy, very polite - but the prosecutors did what they want."

Quer limpar o seu nome: procurando demonstrar como o sistema japonês viola os mais básicos direitos humanos e que não devia ter sido preso. Citando diretamente:
"I am not here to talk about how I left Japan. ... I am here to talk about why. I am here to shed light on a system that violates the most basic human rights".
"I am here to clear my name. These allegations are untrue and I should never have been arrested in the first place."

Integração Renault-Nissan: estava pronto para se reformar em 2018 mas pediram-lhe para ficar para ajudar na integração, e devido a alguns elementos sem escrúpulos e vingativos acharam que vendo-se livre dele reduziria a influencia da Renault. Citando diretamente:
"I was ready to retire before June 2018... I unfortunately accepted this offer to continue to integrate the two companies".
"Some of my Japanese friends thought that the only way to get rid of the influence of Renault on Nissan, was to get rid of me."
"My unimaginable ordeal is the result of a handful of unscrupulous, vindictive individuals."

Não há nenhuma aliança atualmente: é apenas uma ilusão. Citando diretamente:
"They turned the wrong page because there is no more profit, there is no more growth, there is no more strategic initiative, no more technology, no more alliance. What we see today is a masquerade of an alliance."

Perder a FCA: oportunidade de uma vida perdida, que ele estava já a preparar com o CEO da FCA John Elkann mas desperdiçada por politica. Citando diretamente:
"In 2017, the alliance was the number one automotive group. Three companies growing, profitable. We were preparing to add Fiat Chrysler to the group because I was negotiating with John Elkann for Fiat Chrysler to join."
"The alliance missed the unmissable which is Fiat Chrysler. That is unbelievable, they go with PSA. How can you miss that huge opportunity to become the dominant player in the industry?"


Mandato de captura emitido para Carole Ghosn
Os japoneses emitiram um mandato de captura em nome da esposa de Carlos Ghosn, Carole Ghosn por falsos testemunhos e provavelmente por ter ajudado no plano de fuga do marido. Para já é apenas para o Japão mas certamente que tal como fizeram com Carlos Ghosn vão pedir via Interpol um mandato de captura internacional. Ou seja, ambos Carlos e Carole Carlos Ghosn, não devem sair tão cedo do Libano.


Responsável pela recuperação da Nissan demite-se
Quando a pessoa que foi contratada para liderar a recuperação da Nissan se demite ao fim de algumas semanas não é bom sinal. Jun Seki, vice COO da Nissan chegou até a estar na lista para CEO abandona assim o construtor japonês para liderar uma empresa de componentes automóveis em Kioto. Ele diz é por querer dirigir uma empresa e que até vai ganhar menos dinheiro, mas sejamos sinceros ele estava em posição de recuperar uma das maiores alhadas do mundo automóvel e isso dá direito a ficar na historia e direito eternos de gabanço...

Para o substituir a Nissan escolheu Hideyuki Sakamoto, atual responsável pela produção e cadeia de fornecimento. Terá que trabalhar com Makoto Uchida (chief executive) e o COO Ashwani Gupta para tentar inverter a sorte da Nissan.


Ex-CEO da Renault Bollore terá encontrado problemas?
Thierry Bollore veio substituir Carlos Ghosn na direção da Renault mas acabou por ser posto na rua em Outubro passado - um artigo do jornal Le Monde parece indicar que pode ter sido despachado por questionar os resultados da auditoria da Nissan. Segundo o jornal, que cita uma carta de Bollore de 7 de Outubro dirigida à direção da Nissan, este aponta conflitos de interesse e problemas de governância na marca japonesa. Mostrou-se também preocupado com suposta existência de uma lista de 80 gestores da Nissan implicados em esquemas idênticos ao de Ghosn e que devido à organização da cadeia de comando da Nissan certos membros da direção não eram informados de assuntos internos.

A Nissan respondeu negando qualquer irregularidade com a sua investigação interna à conduta de Ghosn e que as preocupações de Bollore eram infundadas ou baseadas em especulação. Bollore foi despedido 4 dias depois de mandar a carta.


Cortes drásticos em curso na Nissan
Segundo a Reuters que cita 3 fontes internas os gestores da Nissan a nível global receberam ordens de cortar todas as despesas não essenciais incluindo viagens desnecessárias, incentivos de vendas e eventos promocionais. Definitivamente não é um bom sinal.


Renault quer Luca De Meo para CEO
Segundo o jornal espanhol La Vanguardia a Renault terá oferecido o lugar de CEO ao chairman da Seat Luca de Meo. Citando fontes anónimas De Meo seria CEO da Renault durante 2 anos antes de tomar a responsabilidade da aliança com a Nissan e Mitsubishi.

Para já a Volkswagen já anunciou que Luca de Meo deixou o lugar de CEO da Seat por mutuo acordo mas fica (para já pelo menos) dentro do grupo Volkswagen. A grande questão deverá ser certamente uma clausula de não concorrência e determinar quanto tempo De Meo deve aguardar antes de tomar o lugar na Renault - afinal ele conhece muito bem os planos da Volkswagen para o futuro. Claro que ele até pode ficar no grupo Volkswagen - ele tem demonstrado liderança na recuperação da Seat e de certeza que entre Lamborghini, Bugatti, Bentley, Skoda, VW, Audi, Porsche e Ducati um lugar se arranja para De Meo.

0 comentários: