Novo Volkswagen Golf 8 apresentado

Enfim temos a apresentação oficial do novo Volkswagen Golf, oitavo do nome - deu o seu lugar na ribalta do Salão automóvel de Frankfurt para o novo ID3 mas chegou a hora de conhecer-mos a nova geração que passou por uma pequena revolução para continuar a ser a referência para o segmento.
O design exterior trás uma nova frente com faróis LED de série mais finos e capot mais baixo que antes, arestas mais marcadas mas mesmo assim continua a ser um Golf. Baseado na mesma plataforma MQB da geração anterior as dimensões são basicamente as mesmas - 4,28 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,46 metros de altura, uma distancia entre eixos de 2,64 metros e uma mala com 380 litros de capacidade. E se a geração anterior enterrou a versão 3 portas esta nova geração enterra a versão Sportsvan.



No interior temos bastantes novidades. Se olharmos para as anteriores gerações o tablier do Golf pouco mudou, mesmo agora com os ecrãs tacteis - do Golf 2 ou 3 para a frente o design pouco mudou: era uma organização simples e funcional. Neste Golf 8 temos um arranjo horizontal, muito semelhante ao iniciado pelo Peugeot 308.



Recebe um conjunto digital em 3 partes - em frente ao condutor um ecrã de 10,25 polegadas a servir de conjunto de instrumentos, ladeado à direita por um ecrã táctil de 8,25 ou 10 polegadas do sistema multimédia e a esquerda (substituindo o famoso botão rotativo) um ecrã com os comandos para as luzes e desembaciamento. Aliás tirando o botões do volante, travão de mão e eléctrico, comandos dos espelho e dos 4 piscas tudo o resto passou para superfície tactil. Recebe ainda um sistema de iluminação interior em LED configurável em 30 cores.


Para ajudar no acesso, e novamente aproveitando o trabalho da Peugeot 3008/5008, instalaram teclas de atalho para aceder diretamente aos comandos do radio, climatização e assistências à condução.
Nas tecnologias poderá escolher 4 modos de condução (um deles personalizavel) que pode armazenar na cloud, abertura e arranque pelo smartphone, comando de voz, climatização 3 zonas, compatibilidade Alexa e Siri, travagem automática de emergência, cruise control ativo, comunicação entre veículos Car2X e atualizações via internet.

 revolução também continua por debaixo metal - terá 4 motores a gasolina (1.0 TSI de 90 e 110 cavalos e o 1.5 TSI de 130 e 150 cavalos) com 3 deles a receberem um sistema híbrido ligeiro de 48 volts se optar pela caixa DSG que reduz emissões em 10% (1.0 eTSI 110 ch, 1.5 eTSI 130 et 150 ch), 2 motores diesel segundo a VW 17% mais eficientes (2.0 TDI de 115 e 150 cavalos), 2 motorizações híbridas plugin (1.4 eHybrid de 204 cavalos e o GTE de 245 ch), 1 versão a gás natural e as normais versões GTI, GTD e R.

Como na geração anterior os modelos mais baratos recebem uma suspensão de eixo torcional e as mais caras um sistema multi-link.

0 comentários: