Novo BMW Série 2 Gran Coupé apresentado

A BMW não perde uma oportunidade para aproveitar um nicho do mercado e depois dos Série 4, 6 e 8 Gran Coupe chega a vez do Série 2 Grand Coupé que terá pela frente os Mercedes CLA, Classe A e Audi A3 3 volumes, e irá substituir noutros mercados (principalmente na China) o anterior Série 1 3 volumes. Anuncia o fim do atual Série 2 adoptando uma nova plataforma de tração dianteira e motores transversais de 3 ou 4 cilindros apenas - a reformulação da gama acessível da BMW continua.


Exteriormente podemos resumir este modelo a um "Série 1 Gran Coupe" - a frente é basicamente igual e apenas de perfil se nota a traseira mais fluída e proeminente com um gostinho de X4. Os passageiros mais altos são capazes de ter problemas de entrar ou sentar nos bancos traseiros.



Este novo Série 2 Gran Coupé mede 4,53 metros de comprimento (ligeiramente abaixo do Série 4 Gran Coupé (4,64 metros) e do Série 3 com) 4,71 m e a distancia entre eixos mede 2,67 metros (um pouco mais que os 2,61 metros do actual Série 1) para dar um pouco mais de espaço aos passageiros traseiros e malas (430 litros, mais 40 litros que o actual Série 2 Coupé).

No interior temos o tablier do Série 1 que pode receber, em opção, 2 ecrãs de 10,25 polegadas para substituir o conjunto de instrumentos do condutor e sistema multimédia. 



De série, na maioria das versões, recebe um conjunto de instrumentos clássico e um sistema multimédia com um ecrã de 8 polegadas.

No lançamento o Série 2 Gran Coupé terá 3 motorizações - a gasolina o 218i com o 3 cilindros turbo de 1.5 litros com 140 cavalos e o M235i xDrive com o 4 cilindros turbo de 306 cavalos, e a diesel o 220d com o 4 cilindros de 190 cavalos. Tirando o motor de 3 cilindros a gasolina que recebe de série uma caixa manual de 6 velocidades ou de dupla embraiagem de 7, todos recebem a caixa automática de 8 velocidades. Todos os Série 2 Gran Coupe recebem o BMW Performance Control (melhora tração e corner vectoring).

Baseado na mesma plataforma UKL2 do Série 1 de 5 portas, daí a questão de ser uma versão de 4 portas do série 1 5 portas hatchback e mantém por defeito a tração dianteira e motores transversais - há versões de tração integral Xdrive mas nada de tração traseira...nestas variantes.

Se quiserem um "BMW acessível" de tração traseira vão ter que esperar pelo próximo Série 2 Coupé/Cabrio que apesar de partilhar o nome não irá partilhar a plataforma UKL2 dos irmãos Gran Coupé, usando antes a plataforma CLAR.

0 comentários: