Lamborghini Sian apresentado

O primeiro Lamborghini híbrido não baptizado com o nome de um touro famoso - mas aponta o futuro próximo do V12: este é o Lamborghini Sian. A electrificação demorou a chegar à Lamborghini - o concept Asterion anunciou essa mudança ...em 2014, mas só 6 anos é que chega enfim à produção em série limitada: apenas 63 unidades vão ser produzidas em homenagem ao ano de nascimento da marca italiana: 1963. E sim, não tem um nome de um touro - tal como Countach era jargão local, Sian é jargão local para "relâmpago".
O design é agressivo como seria de esperar, com misturando um pouco do concept Terzo Millennio com uma pitada de Countach. Os faróis e splitter parecem tirados do concept Asterion.



Debaixo do capot em posição central mantém-se o V12 atmosférico que preenche os sonhos molhados dos fãs dos automóveis, mas neste caso debita 785 cavalos (mais 15 que o Aventador SVJ) e está acoplado a um pequeno motor eléctrico de 34 cavalos integrado na caixa de velocidades - tudo somado 819 cavalos.

Mas é "um cheirinho de electrificação" - se o Ferrari SF90 Stradale é um híbrido plug-in, este Sian é um híbrido ligeiro. Não dá para carregar numa tomada e não tem uma bateria mas sim super-capacitadores que são muito mais leves (segundo a Lamborghini 3 veze mais leves e potentes que a equivalente bateria de lítio) e carregam quase instantaneamente quando trava. A integração na caixa de velocidade do motor eléctrico permite que a acão deste é rápida e preenche aquele espaço de frações de segundo entre a mudança de velocidades.

Ou seja, é tudo acerca das acelerações e recuperações - no eterno exercicio dos 0 aos 100 km/h os ganho são poucos: relativamente ao Aventador SVJ só ganha uma décima de segundo para 2,8 segundos (mesmo assim, o automóvel da marca mais rapido neste exercicio). Mas nas recuperações a baixo regime "a coisa muda um pouco de figura" - corta 1,2 segundos na recuperação de 70 a 120 km/h nas velocidades mais altas.
Se por um lado é um sistema leve, é também básico e menos eficaz: é um sistema de 48 volts como alguns Audi têm, a redução de consumos é mínima e só dá apoio até aos 130 km\h porque acima dessa velocidade o motor eléctrico desliga-se.
O look poderá ser exclusivo deste Sian, mas a tecnologia híbrida esperem-na em breve no Aventador graças ao apertar das emissões. Ainda bem porque não vale a pena sonhar com o Sian porque segundo a Lamborghini já foram todos vendidos...

0 comentários: