Ford sabia das caixas de velocidades defeituosas

Errar é humano, varrer tudo para debaixo do tapete e esperar que ninguém dê pelo erro é mau - quando uma empresa multinacional o faz é muito muito mau! E segundo o Detroit Free Press parece que foi o que a Ford fez com as caixas de dupla embraiagem DSP6 que equipam os Ford Fiesta e Focus - sabiam que elas eram defeituosas, fizeram tudo para ocultar o problema e continuaram a vendê-las enquanto tentavam reparar o problema.
Para quem nunca ouviu falar deste problema um pequeno resumo: há muito que decorrem, por todo o mundo, processos legais relativos aos Ford Focus (2012 a 2016) e Fiesta (2011 a 2016) equipados com esta transmissão porque apesar de inúmeras intervenções pela marca nunca ficam em condições - desde erros de funcionamento a degradação prematura e avarias completas.

Consegui ler o artigo via VPN (se forem pelo link desviam para a versão europeia sem esse artigo) e é incrível como a Ford pensava que conseguia safar-se disto. A Freep cita documentos internos, declarações em tribunal e comunicações internas relativas à famosa caixa PowerShift (DPS6/Getrag 6DCT250) e pelos vistos a Ford corporativa ignorou os avisos de advogados e engenheiros encarregues do desenvolvimento que diziam que os automóveis não eram aptos para a estrada - e vendeu-os na mesma. E quando enfim a dimensão do problema entrou na cabeça dos gestores da Ford eles recusaram tomar a medida certa e dispendiosa de substituir a tecnologia usada nas caixas de velocidades preferindo tentar encontrar uma "correcção" para as caixas problemáticas - e apesar de ao fim de 5 anos ninguém ter conseguido encontrar uma solução, continuaram a vender os automóveis com queixas e custos a acumularem.

E durante esses 5 anos de um lado os oficiais da Ford enviavam aos concessionários "respostas feitas" em como as caixas funcionavam como deve ser, enquanto internamento todos falavam de preocupações de segurança e longas listas de defeitos destas caixas.

Citando o artigo: "The automaker pushed past company lawyers’ early safety questions and a veteran development engineer’s warning that the cars weren’t roadworthy, internal emails and documents show. Ford then declined, after the depth of the problem was obvious, to make an expensive change in the transmission technology. Instead, the company kept trying to find a fix for the faulty transmission for five years while complaints and costs piled up. In the interim, Ford officials prepared talking points for dealers to tell customers that the cars operated normally when, in fact, internal documents are peppered with safety concerns and descriptions of the defects."

Pelo meio a Ford até teve hipótese de "cortar as perdas" - esta caixa começou no Ford Fiesta e só mais tarde (2010) é que a instalaram no Focus. Nesse processo de desenvolvimento o responsável pelo desenvolvimento Tom Langeland disse aos supervisores que havia algo desesperadamente errado com o carro e que era impossível calibrar a caixa para uma condução aceitável. A Ford corporativa ouviu, ignorou e mandou a instalação da caixa de velocidades.

Péssima decisão porque os problemas desta caixa foram mais prevalentes no Focus que no Fiesta e clientes descarregaram nos concessionários que ficaram fartos. Citando um email de um concessionário oficial de 2013, eles estavam a reparar 4 a 5 caixas por semana e os clientes iam e voltavam com as mesmas queixas: "I’m tired of looking like the bad guy for repairing all these DPS6 transmissions, when truthfully Ford’s the bad guy here. Let’s be honest. Ford produces a horrible product and we trans guys get the wrath of it. My warranty clerk thinks I’m insane and it’s like pulling teeth to get paid for all the work we have to do on these things. The input shaft seals are only good for about 10K miles at best. And by replacing them as well as the clutch, the car’s only going to return again and again and again. I do 4 or 5 a week on average … I would love to know how Ford intends to fix this.

A Ford inicialmente respondeu à história dizendo que tratou do assunto de forma responsável e assegurou que a caixa de velocidades DSP6 é de qualidade e que os automóveis assim equipados são seguros.

Mas mais tarde enviou um memorando às oficinas para reparar estas caixas PowerShift de forma gratuita para todos os clientes, mesmo fora da garantia e que uma nova atualização será enviada em breve.

0 comentários: