Renault testa carregamento bidireccional de veículos eléctricos

A Renault inicia os primeiros testes, em grande escala, para o carregamento reversível ou «vehicle to grid» (V2G). Portugal é um dos países escolhidos para esta estreia mundial. A tecnologia utilizada, de corrente alterna, tem a particularidade de integrar um carregador reversível integrado no automóvel, o que possibilita que os postos de carregamento existentes necessitem apenas de uma simples adaptação, com custos razoáveis. Ao longo deste ano será testada, na Europa, uma frota de 15 Renault ZOE com carregamento bidirecional. Os testes têm início, hoje, na ilha de Porto Santo (Portugal) e na cidade de Utrecht (Holanda). Posteriormente serão realizados testes em França, na Alemanha, Suíça, Suécia e Dinamarca.
O princípio do carregamento bidirecional, também chamado de carregamento reversível ou «vehicle to grid» (V2G), modula o carregamento ou o descarregamento da bateria do automóvel em função das necessidades do utilizador e da oferta de electricidade disponível na rede. O carregamento pode, por exemplo, ser realizado quando a oferta de electricidade é superior às necessidades, embora, com o carregamento bidirecional, os veículos sejam, igualmente, capazes de fornecer electricidade à rede eléctrica.
Os veículos eléctricos podem, assim, servir como unidades de armazenamento temporário de energia, tornando-se um elemento chave para o desenvolvimento das energias renováveis. Por outro lado, os clientes, podem beneficiar de uma electricidade mais económica, sendo mesmo remunerados pelo serviço de fornecimento de energia à rede eléctrica.

0 comentários: