Martin Winterkorn de volta ao barulho

Há algum tempo que não tínhamos noticias de Martin Winterkorn - o ex-CEO da Volkswagen acaba de ser processado pela SEC (Securities and Exchange Commission) por fraude aos investidores no âmbito do dieselgate.
E como não falamos do dieselgate há bastante tempo vamos só fazer um resumo rápido: em 2015 a VW foi apanhada a usar software para falsificar as emissões dos seus automóveis durante testes de homologação e até agora já custou ao construtor alemão 29 mil milhões de euros. Uma das grandes perguntas é quando é que a VW soube desta falsificação: uma pergunta critica porque se os alemães já sabiam deste esquema antes dele rebentar então enganaram os investidores e terão que os compensar pelas perdas do dieselgate.

O SEC disse que entre Abril 2014 a Maio 2015 a VW obteve mais de 13 mil milhões de dólares por títulos de divida e outros meios já sabendo que mais de 500.000 automóveis diesel nos EUA não estavam a cumprir os valores legais. Conseguiram todos esses fundos a taxas bastante atractivas graças à ideia que a empresa estava sólida enganando assim os investidores, consumidores e reguladores. Este processo legal procura recuperar os fundos obtidos com juros e penalizações.

0 comentários: