Construtores apanhados a fintar o WLTP

A Comissão Europeia atualizou em Fevereiro o protocolo de testes WLTP depois de ter sido informada que os construtores automóveis estavam a manipular o teste.
É que na introdução do WLTP (que substitui o NEDC) detectou-se aumentos de emissões de CO2 entre 1 e 81% - o novo protocolo é muito mais realista que o antigo mas não justificam os aumentos observados, ou seja, algo cheirava mal no reino da Dinamarca.

É que pelos vistos alguns construtores efectuavam os testes do WLTP desligando todos os sistemas/tecnologias de redução de consumo/emissões como a função Stop-Start e usando (quando disponíveis) modos de condução tipo Sport. Mas porque é que os construtores estariam a desligar estes sistemas resultando em emissões mais altas que o possível - não faz muito sentido pois não? É que os construtores automóveis não estão preocupados com as emissões agora mas com as emissões no futuro próximo.

Ao aumentar artificialmente as suas emissões CO2 agora os construtores esperavam obrigar a União Europeia a não impor limites mais apertados no futuro.

A atualização ao WLTP obriga a que os construtores ativem, durante o teste, todas as tecnologias economizadoras. A pergunta agora que se coloca é se será necessário repetir testes e homologações de automóveis.

0 comentários: