[update]Concept Nissan IMQ apresentado

Com a explosão de SUVs eléctricos faz sentido que a Nissan estude esse conceito aproveitando do sucesso do seu Leaf - daí que depois do concept IMX a Nissan trouxe a Genebra um concept de um SUV eléctrico - o IMQ. Só um problema: ainda parece muito longe da produção em série quando múltiplas marcas (dos alemães aos coreanos) já têm a sua versão pronta para comercialização - mas há boas noticias pelo meio.




O design exterior ainda é muito "fantástico" e longe de um modelo próximo da produção, especialmente o interior e as portas de abertura oposta - o que é uma pena, afinal a Nissan foi a pioneira com SUV compacto (Qashqai) e o eléctrico compacto (Leaf) mas ficou para tráz na fusão dos dois conceitos que lidera. Mesmo assim, este concept IMQ parece mais realista que o anterior IMX de 2017.





Este concept é 100% eléctrico debita um total de 250 kW/340 cavalos e 700 Nm de binário nas 4 rodas, um pouco mais que os outros concepts de SUVs eléctricos apresentados no mesmo salão: ou Skoda Vision iV e Audi Q4 e-tron.


Mas a grande novidade é que durante a apresentação do IMQ a Nissan anunciou que a tecnologia e-Power, até agora apenas disponível no Japão onde essa versão do Note tem um grande sucesso, vai chegar à Europa! Trata-se de um sistema híbrido paralelo em que o motor de combustão com move as rodas, serve apenas como gerador de corrente eléctrica para o motor eléctrico que acciona as rodas via uma pequena bateria - no caso do Nissan Note e-Power este sistema tinha o mesmo custo de um motor diesel e consumos idênticos.


update 09-04-2019

0 comentários: