Volkswagen vende mulas de teste?!

Quando pensava que 2018 não conseguia ficar ainda pior eis que descubro estar errado - aparentemente a Volkswagen vendeu cerca de 6.700 automóveis de pré-produção como novos na União Europeia e Estados Unidos...Mas que raio Volkswagen?!
Existem vários tipos de "automóveis de pré-produção" - podem variar entre "mulas de testes" para novos desenvolvimentos a simplesmente podem ter uma versão de software ou cores diferente da final, independentemente do tipo são viaturas que não estão homologadas para uso na estrada e costuma ser usadas em testes de segurança ou destruídas.

Segundo os jornais Der Spiegel e Handelsblatt entre 2006 a 2018 a Volkswagen terá vendido 6.700 unidades de pré-produção como novos ou usados na Europa (só na Alemanha terão sido vendidos 4.000 unidades) e EUA. Porém o Der Spiegel diz que detetou entre 2010 a 2015 cerca de 9.000 viaturas com "unclear construction status".

Até agora isto parece apenas afetar a marca Volkswagen, que admitiu o problema e está agora a identificar e localizar os veículos afetados e proceder à sua recolha.

Já li várias teorias em como a VW está a fazer de propósito para ganhar mais dinheiro mas duvido. Primeiro o volume não vale a pena - estamos a falar de já trabalhei há muitos anos numa multinacional alimentar e uma das tarefas no departamento de qualidade era mensalmente acompanhar o camião que levava produtos defeituoso ou com problemas para o aterro sanitário e assistir a serem destruídas pelo trator. É que já tinha havido situações em que pessoas encontraram os produtos em lixeira com as embalagens em condições e simplesmente venderam-nas a pequenas lojas! A VW é uma empresa gigantesca e é bem possível que alguém tenha incorretamente identificado determinados veículos e seguiram para os clientes - a pergunta é se foi acidental ou propositado.

1 comentários:

  • Alberto Silva says:
    13 de dezembro de 2018 às 17:32

    Há mesmo algo de errado com o grupo VW, não esquecer também estes "escândalos"...
    https://jalopnik.com/audi-admits-to-faking-vins-to-hinder-emissions-testing-1829623603
    https://jalopnik.com/no-one-seems-to-know-why-audi-shipped-thousands-of-cars-1798347788
    … que claramente mostram que ou a estrutura decisional das empresas do grupo anda a olhar para o lado, ou é conivente com estas situações.