Hyundai prepara compra da Fiat Chrysler?

Um rumor parece ter voltado ao de cima cortesia do jornal Asia Times - ambos Fiat Chrysler Automobiles e Hyundai não comentam a história mas a Asia Times cita que fontes internas que dizem que a contagem final já começou.

Segundo o Asia Times o CEO da Hyundai Chung Mong-koo está à espera que as acções da FCA caiam abaixo do valor certo para avançar com a compra - a melhor altura será antes da reforma do CEO da FCA Sergio Marchionne que deverá acontecer em Abril de 2019. Ou seja, estamos a falar de um intervalo de 12 meses.

Há uma personagem a pressionar esta compra - Paul Singer. É um bilionário investidor, controla cerca de mil milhões de dólares em acções da Hyundai e controla a Telecom Italia escolhendo para membro de direção Alfredo Altavilla que é o diretor da FCA para a Europa, Africa e Médio Oriente mas também um dos possíveis sucessores a Marchionne. O chairman da FCA John Elkann também gosta da ideia de ter alguém como Altavilla à frente, e Elkann dirige também a Exor N.V. detida pela família Agnelli que detém 29% das acções da FCA.

Já Marchionne prefere ser sucedido pelo CFO da FCA Richard Palmer - basicamente um contabilista, mas Sergio Marchionne já tentou arrancar parcerias/fusão com a General Motors, Volkswagen Group e até com os chineses da Great Wall Motor sem sucesso. Com o relógio da sua estadia à frente da FCA em contagem decrescente será que Sergio tenta tirar algo da cartola com os coreanos ou passa a batata quente ao seguinte?

0 comentários: