[update videos]Novo Porsche Panamera apresentado

E temos a apresentação oficial do novo Porsche Panamera, depois da fuga de imagens inicial - sim, continua a parecer que colaram a frente e traseira de um 911 num sedan comum mas desta vez parece mais bem conseguida.

Baseado na nova plataforma MSB (que ira ser usado em mais modelos, incluindo os futuros Bentley) tem as rodas mais puxadas para as extremidades aumentado a distancia entre eixos e é maior que a primeira geração - 5,05 metros de comprimento (mais 35 milímetros) e 1,94 metros de largura (mais 5 milímetros).




No interior a grande evolução é mais o que não se vê - uma série de botões desapareceram e foram transferidos para o ecrã táctil de 12,3 polegadas. O tablier é inspirado no do 918 e 2 ecrãs TFT substituem o clássico conjunto de instrumentos à frente do condutor.


Debaixo do capot terá (no lançamento) um novo V6 biturbo de 2.9 litros com 440 cavalos, a versão Turbo troca o V8 de 4.8 litros por um motor de 4 litros mas mais potente (520 para 550 cavalos) e o 4S Diesel mantém o V8 agora com turbo de 2 fases com 422 cavalos e 850 Nm de binário (é o V8 biturbo diesel de Audi SQ7 mas sem o turbo elétrico). Mais adiante vão haver versões híbridas em 2 sabores: uma mais virada para a economia de combustível e outra para a performance. A versão Turbo já começou "a marcar pontos": deu uma volta ao Nurburgring em 7 minutos e 38 segundos, o mesmo que um Porsche 911 997 GT3.

Todas estes motores recebem tração integral de série e uma nova caixa PDK de 8 velocidades mas a lista de opções também recebe algumas novidades como a direção traseira do 911, suspensão pneumática faróis de 84 díodos controlados individualmente ou o sistema de cruise-control ativo InnoDrive que usa dados do GPS, topográficos, câmaras e informação de transito para determinar a aceleração, velocidade selecionada na caixa, regulação da suspensão e outros parâmetros.


post original de 26-06-2016
A apresentação do novo Porsche Panamera estava marcada para 28 de Junho mas já surgiram na internet imagens da nova geração.
O Panamera foi o primeiro sedan da Porsche e citando a sabedoria de James May "parece que colocaram um 911 a grande profundidade - feio que nem um tamboril". Mas parece que a Porsche ouviu as criticas - também era difícil não ouvir, eram tantas! Adeus os grandes faróis traseiros trocados por uns mais finos ligados por uma banda que recorda os antigos 911. O perfil não mudou muito e a frente também.


Tem mais de 5 metros de comprimento e parece ter quase o mesmo de largura, o que deixa de espaço para o futuro Mission E. Esta nova geração tem um novo motor na versão Turbo - um V8 biturbo de 4 litros (antes 4.8) e terá 550 cavalos (antes 520), mas graças à desativação de cilindros deverá ser mais económico. Mas a pergunta que mais arde nas minhas entranhas relativamente a este novo Panamera é: vai haver uma versão de série do concept Panamera Sport Turismo?


0 comentários: