Devolver a eletricidade

Aqui esta enfim concretizada uma ideia há muito anunciada - a possibilidade dos proprietários de automóveis elétricos venderem de volta à rede de distribuição a corrente que sobra na bateria dos seus automóveis em horas de pico para carregar mais barato durante a noite.
O sistema xStorage foi desenvolvido em parceria entre a Nissan, a rede elétrica britânica e a Eaton com um objetivo simples: funciona como um carregador mas a corrente segue no sentido inverso. Segundo a Nissan, no Reino Unido há 18.000 Nissan Leafs que contêm a energia de 2 centrais elétricas e a ser implementada em grande escala não só estabilizaria a rede elétrica nacional como se podia aproveitar esta eletricidade.

E como todas as tecnologias pioneiras, os custos iniciais são elevados: cada um destes sistemas custará 3.000 libras com instalação incluída, mas poderá dar 600 libras por ano ao seu proprietário pela venda da energia à rede. A Nissan está decidida a a avançar e anunciou que até 2017 terá todos os seus edifícios europeus equipados com este sistema, enquanto isso 100 Leafs vão testar esta tecnologia até Outubro - altura em que as vendas ao público arrancam, no Reino Unido e noutros países.

0 comentários: