[update videos]Novo Peugeot 3008 apresentado

Enfim posso usar a frase - o Peugeot 3008 até é giro, não parece um monovolume com tacões altos. Isto porque a Peugeot acabou de apresentar o seu novo SUV compacto que deve chegar aos concessionários já em outubro. A Peugeot fala de uma nova direção no design da marca mas parece mais uma evolução do anterior - arrisco que pegaram no design atual e adicionaram um pouco de Lexus.
Inspirado no concep Quartz de 2014 mas bastante mais calmo, é apenas 8 centímetros mais comprido que o atual (4,45 metros no total) mas com uma maior distancia entre eixos (mais 7 centímetros) o que significa mais espaço para os passageiros traseiros e bagagem (432 para 520 litros) mas menos peso (100 quilogramas em média).

No interior não há grandes surpresas já que a Peugeot tinha apresentado a nova versão do i-Cockpit a alguns dias, recebe equipamentos modernos como cruise control dinâmico, assentos massajantes entre outros.
Temos um volante pequeno cortado no topo e em baixo, com o conjunto de instrumentos digital (a forma como os gráficos arrancam no vídeo abaixo fazem-me recordar os citroen dos anos 70) elevado e um ecrã central para o sistema multimédia. Curiosamente temos um pequeno passo atrás nestes sistemas - há alguns botões que voltaram ao tablier! A sério! Tem pequenos botões de atalho para o rádio, climatização, GPS e outras o que é bom.
A grande diferença é mesmo por debaixo do metal - o novo 3008 passa a usar a plataforma modular EMP2. Debaixo do capot temos a gasolina o 3 cilindros de 1.2 litros PureTech de 130 cavalos e o 4 cilindros de 1.6 litros THP de 165 cavalos associado à caixa automática EAT6; a diesel temos 1.6 litros BlueHDi com 100 e 120 cavalos, e o 2.0 litros BlueHDi com 150 e 180 cavalos. A transmissão passa a ser apenas nas rodas dianteiras apenas com um sistema de anti-patinagem tal como o usado no 2008 com 5 modos de funcionamento (Normal, Snow, Mud, Sand, ESP OFF) e hill descent. Mais adiante deve chegar uma versão híbrida plug-in com tração integral.


update 11-07-2017

0 comentários: