Guerra aberta no Volkswagen - Piech vs Winterkorn

Está entornado o caldo no grande galinheiro do grupo Volkswagen com os maiores galos a discutirem o poleiro do topo - tudo isto para dizer que 2 das maiores personagens do mundo automóvel vão andar às turras: Ferdinand Piech vs Martin Winterkorn. 

Piech e Winterkorn trabalham juntos há muito tempo e Winterkorn sempre foi visto como o mais provável sucessor a Piech como chairman da Volkswagen em 2017 - mas Piech tem fortemente criticado Winterkorn devido aos maus resultados nos EUA, à mega-fabrica de Chattanooga que continua sub-aproveitada devido à fraca procura do Passat americano que Winterkorn fortemente defendeu. Piech quer Winterkorn fora da VW e numa entrevista ao jornal Der Spiegel disse isso mesmo, mas a verdade é que Piech parece não ter o apoio para o pôr na rua. 

O contracto de Winterkorn termina em 2016 (e pode ter a posição mais fraca com base nos resultados que Piech aponta) mas já disse que não faz tensões de ir a lado nenhum e pretende tomar o lugar de Piech - só falta saber qual dos 2 galos fica no poleiro. Ainda esta semana o comité de supervisão da VW vai se reunir para analisar a situação. 

O problema é que o grupo VW é detido em 51% pelas famílias Porsche e Piech e 1/5 dos direitos de voto pelo estado da Baixa Saxonia mais a comissão de trabalhadores, portanto o que poderá acontecer? Nesta parte, para já, a vantagem parece estar do lado de Winterkorn - o estado da Baixa Saxónia já disse que apoia Winterkorn, bem como a comissão de trabalhadores e Wolfgang Porsche (um dos membros da direcção e da família Porsche) já disse que o seu primo Piech estava da falar a titulo pessoal e não passou os seus comentários pela família Porsche antes da entrevista. Ou seja, só falta saber o que a família Piech tem para dizer.
Sinceramente, parece que pela primeira vez Piech está muito tremido na Volkswagen...

0 comentários: